Interpretação historicamente informada de uma tocata em sol menor de Carlos Seixas ao piano – Amplificar

Interpretação historicamente informada de uma tocata em sol menor de Carlos Seixas ao piano

Resumo

A presente dissertação enfoca a interpretação historicamente informada ao piano de uma tocata de Carlos Seixas, compositor português da 1ª metade do século XVIII. A proposta interpretativa apresentada neste trabalho, mesmo direcionando-se ao piano moderno (instrumento inexistente na época de Seixas), baseia-se nos tratados do século XVIII e nas considerações de intérpretes e pesquisadores especialistas na performance da chamada música antiga. Conclui-se que o piano pode prestar-se adequadamente à execução historicamente informada da tocata abordada, sem prejuízo das qualidades musicais essenciais da obra. Conclui-se também que as considerações interpretativas expostas na abordagem da performance da tocata em questão podem ser aplicadas em maior ou menor grau à execução de outras obras de Seixas e de seus contemporâneos. Apesar de algumas discordâncias entre os tratadistas da época e entre os especialistas, os aspectos essenciais da performance musical do século XVIII geralmente encontram concordância entre as fontes consultadas. Acredita-se que o contato com este trabalho possa enriquecer o conhecimento dos pianistas sobre a prática musical do período barroco e os princípios de interpretação vigentes à sua época, favorecendo a atividade interpretativa na atualidade.

The present dissertation focuses on the pianistic historically informed performance of a toccata by Carlos Seixas, Portuguese composer of the 1st half of the eighteenth century. The performance proposal presented in this work, even driving to the modern piano (instrument nonexistent at the time of Seixas) is based on the treatises of the eighteenth century and the considerations of performers and researchers expert in early music performance. We concluded that the piano might lend itself adequately to historically informed performance of the selected toccata, without loss to the essential musical qualities of the work. We also concluded that the interpretative considerations set out in the approach of the toccata performance might be applied in a greater or lesser degree to the performance of other works by Seixas and his contemporaries. Despite some disagreements among the writers of that time or the experts, the essential aspects of musical performance of the eighteenth century generally find agreement among the sources consulted. We believe that contact with this work may improve the knowledge of pianists on the musical practice of the Baroque period and its conception, improving the performance activity today.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.