Instrumentos musicais digitais - uma abordagem composicional
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Resumo
Este trabalho propõe uma abordagem peculiar em relação à luteria digital que se utiliza de um paralelo hipotético entre os instrumentos musicais digitais e obras musicais de cunho semiimprovisacional. Parte-se dos conceitos de “obra-aberta” de Umberto Eco e “obra-processo” de César Aira e da visualização dos elementos estruturais e possibilidades prático-musicais que caracterizam os instrumentos digitais. Em seguida, é apresentada a questão da necessidade da realização de escolhas no trabalho de luteria digital e é proposto um roteiro de planejamento para guiar tais escolhas, segundo um pensamento composicional. Por fim, são apresentados e descritos alguns exemplos de instrumentos musicais digitais.
This dissertation proposes a hypothetic parallel between digital musical instruments and semiimprovisational music compositions. The starting point are some key concepts like Ecos’s “open work” and Aira’s “process-work” and the visualization of the digital instrument’s structural elements and its practical possibilities. Then the question of the digital luthier’s work necessity of choosing is presented, followed by a proposed itinerary to guide these decisions according to a compositional thinking. Lastly, some examples of digital instruments are presented and described.
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