Habilidades musicais e consciencia fonológica: um estudo correlacional com crianças de 4 a 5 anos de Curitiba – Amplificar

Habilidades musicais e consciencia fonológica: um estudo correlacional com crianças de 4 a 5 anos de Curitiba

Resumo

A presente pesquisa buscou investigar as relações entre as habilidades musicais e a consciência fonológica em crianças pequenas. Para tanto, um estudo correlacional foi desenvolvido com 40 crianças de 4 e 5 anos de Curitiba, Paraná, buscando assim replicar parcialmente o estudo de Anvari et al. (2002) com crianças brasileiras. Duas sessões de testes foram realizadas para avaliar as habilidades musicais e a consciência fonológica dos participantes e os dados obtidos foram examinados através da análise do coeficiente de correlação de Spearman e do teste Kruskal-Wallis (Siegel, 1975). Os resultados desse estudo apontam para o estabelecimento de uma correlação significativa entre as habilidades musicais e a consciência fonológica em crianças brasileiras de 4 e 5 anos, assim como de outras sub-variáveis importantes. Tais resultados podem sugerir compartilhamento de mecanismos auditivos e/ou cognitivos entre a música e a linguagem, assim como contribuem para o estudo do desenvolvimento infantil e das transferências cognitivas entre os contextos em questão. Limitações do estudo e implicações para pesquisas futuras e para a educação musical infantil são discutidos ao final do trabalho.

This study aimed at the investigation of the relationships between musical abilities and phonological awareness in childhood. A correlation study was undertaken with 40 4-and 5-years-olds in Curitiba, Paraná, partially replicating a study by Anvari et al. (2002) with Brazilian children. Two test sessions were held to evaluate musical abilities and phonological awareness and data were analyzed statistically (i.e., through Spearman correlation coefficients and Kruskall-Wallis tests). Results suggest a significant correlation between musical abilities and phonological awareness in 4- and 5-year old Brazilian children. These results may suggest that auditory and/or cognitive mechanisms between music and language may be shared. They also contribute to our knowledge of young children’s musical development and cognitive transference. Limitations of this study, implications for future research and musical education are discussed at the end.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.