Guias de execução para memorização aplicados à interpretação das Variações Abegg de Robert Schumann – Amplificar

Guias de execução para memorização aplicados à interpretação das Variações Abegg de Robert Schumann

Resumo

Esta pesquisa testou duas aplicações do modelo de memorização através de guias de execução, proposto por Chaffin et al. (2002), nas Variações Abegg de Schumann. A primeira aplicação do modelo teve como fim a memorização da peça e a execução da mesma em público, visando uma performance sem falhas de memória. A segunda aplicação adotou uma visão diferenciada do modelo e buscou aprimorar a interpretação da peça através da utilização dos guias de execução como focos de atenção durante a performance, tendo como objetivos: (1) testar os guias de execução expressivos como focos de atenção durante a performance e a sua influência na produção do som e (2) investigar a potencialidade do timbre e da manipulação temporal como fonte de guias de execução expressivos nas Variações Abegg, de Schumann. A metodologia contou com o suporte de dois diários de estudo e testes das aplicações em quatro apresentações públicas. Nestas apresentações o número e falhas de memória por parte da intérprete e autora deste trabalho foi praticamente nulo. Realizamos também uma análise comparativa de aspectos de manipulação do tempo e timbre entre duas gravações de performances públicas das Variações Abegg, realizada através do software Sonic Visualiser, com o intuito de verificar o resultado sonoro efetivo da utilização dos guias. Os resultados desta pesquisa, além de comprovar a eficácia do modelo a partir de guias de execução na memorização da peça, revelaram a possibilidade de utilização dos guias expressivos no aprimoramento da interpretação musical, principalmente na segunda aplicação do modelo.

This research tested two different applications of the performance cue s memorization model (CHAFFIN et al., 2002) in Robert Schumann s Abegg Variations. The aim of the first model s application was the memorized public performance of the piece with no memory lapses. The second application, otherwise, adopted a different view of the model and its aim was to improve musical interpretation through the utilization of the performance cues as points of attention during performance, and it purposes were: (1) to test expressive performance cues as points of attention during performance, and its influence in the resulting sound, and (2) to investigate the potentiality of timbre and timing as parameters of the expressive performance cues applied in the Abegg Variations s performances. The methodology was supported by two practice diaries and audio recorded tests of the applications in four public performances. In these performances the number of memory lapses was inexistent or almost inexistent. We also realized a comparative analysis of the timbre and timing in two recordings of these public performances, to verify the result of the use of performance cues projected in the sound. The results of this research confirmed the efficacy of the performance cue s memorization model in the Abegg Variations and also revealed the possibility of using the expressive performance cues in the refinement of the musical interpretation, mainly in the second application of the model.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.