Formação superior e mercado de trabalho: considerações a partir das perspectivas de egressos do Bacharelado em Música da UFPB – Amplificar

Formação superior e mercado de trabalho: considerações a partir das perspectivas de egressos do Bacharelado em Música da UFPB

Resumo

A presente pesquisa buscou compreender a relação entre a formação superior de egressos do curso de Bacharelado em Música da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e sua inserção e atuação profissional no mercado de trabalho da cidade de João Pessoa, a partir das percepções dos mesmos. Para tanto, realizamos uma pesquisa qualitativa com base em entrevistas, com dez dentre os 21 alunos que se adequavam aos critérios de seleção – instrumentistas egressos do curso de Bacharelado nos anos de 2010 e 2011, que atuavam profissionalmente na cidade de João Pessoa. Como instrumento de coleta de dados, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas, buscando conhecer a experiência dos egressos no curso e no mercado de trabalho, identificar as representações sociais recorrentes nos discursos e compreender como o currículo proposto pelo curso contribuiu para o ingresso do profissional no mercado de trabalho. A análise crítica dos relatos foi realizada sob o olhar da Teoria das Representações Sociais e de estudos da área de Educação Musical e áreas afins que mostraram ter relação com o tema escolhido e os dados coletados. Neste sentido, discutimos como foi estabelecida a relação dos egressos com a música e como a representação do papel social do artista pode ser reconhecida no apoio familiar (ou a falta dele) à opção pela profissão de músico. A partir dos dados obtidos e da análise bibliográfica e documental, pudemos constatar a influência do Modelo Conservatorial de Ensino no currículo do curso em questão, embora tenha sofrido adaptações. Além disso, tecemos considerações acerca das percepções e expectativas dos egressos sobre a sua formação, refletindo sobre possíveis inovações e adaptações no currículo. A dicotomia músico versus professor também foi enfatizada, já que a docência apareceu nos discursos como uma opção profissional do bacharel e, na prática, essas duas possibilidades de atuação aparecem como atividades complementares. Concluímos, assim, que a proposta do curso não está devidamente articulada à realidade do mercado de trabalho atual, especialmente em relação à cidade de João Pessoa.

This research sought to understand the relationship between the academic higher education of students who obtained the Bachelor of Music degree at the Universidade Federal da Paraiba (UFPB) and their insertion and professional performance in the labor market in the city of Joao Pessoa, through their own perception. Thus, we have develop a qualitative research based on interviews, with ten out of the 21 students who fitted the selection criteria – i.e. instrumentalists who obtained the title of Bachelor of Music between the years of 2010 and 2011, and worked professionally in the city of Joao Pessoa. As an instrument for data collection, semi-structured interviews were conducted in order to recognize the alumni's own experience through out the undergraduate course, as well as in the labor market, to identify recurrent social representations in their discourses, and to understand how the University proposed curriculum of the course contributed to labor opportunities in the professional job market. The critical analysis of the reports was done from the perspective of the Social Representations Theory and studies from the Music Education area that showed some relation with the chosen theme and the data collected. In this sense, we discussed how the relation between the students and the music was established and how the social representation of the artist‟s roll can be recognized through the family‟s support (or their lack of support) to the option of being a professional musician. From the data obtained and the bibliographic and documental analysis, we could find the influence of the Conservatory Teaching Model in the course‟s curriculum, although it had been adapted. Besides, we make some considerations about the student‟s perceptions and expectations on their education, reflecting about possible innovations and adaptations for the curriculum. The dichotomy between being a musician against being a professor is also emphasized, as teaching appeared on the reports as a professional option for the bachelors as, in fact, these two possibilities appear as complementary activities. Thus, we conclude that the course curriculum as propose by the University is not properly articulated to the job market reality, notably in relation to the labor market in city of Joao Pessoa.

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