Fases da preparação da obra Nih Nik do compositor Chico Mello: relato de experiência – Amplificar

Fases da preparação da obra Nih Nik do compositor Chico Mello: relato de experiência

Resumo

O presente trabalho apresenta a pesquisa realizada durante o processo de preparação para apresentação ao vivo da obra cênico musical “Nih Nik, para um trombonista, um percussionista, passos sonoros e eletrônica ao vivo”, do compositor Chico Mello. Por suas características de organização e utilização de material, esta obra se insere na área de abrangência do termo teatro musical. Para fazer referência à variedade de tendências estéticas e abordagens contidas neste termo, o primeiro capítulo apresenta uma breve narrativa sobre as origens do novo teatro musical na Europa e América, principais centros produtores deste gênero musical. No segundo capítulo foi feita uma análise sonora e cênica da obra, introduzindo as bases para o terceiro capítulo, que traz o relato da preparação incluindo as estratégias utilizadas para decodificação, memorização do texto musical e ensaios, onde se impuseram questões práticas como, por exemplo, o equipamento necessário para execução da obra. Na conclusão são apresentados comentários sobre as etapas do trabalho e também sobre as mudanças na forma de atuação do intérprete a partir do contexto proposto pela obra.

This work describes the preparation for the live performance of Chico Mello’s Nih Nik, for a trombone player and a percussionist with live electronic music and the research developed during the process. Due to the characteristics of material organization and usage, this piece falls under the term musical theatre. In order to illustrate the variety of approaches and aesthetic tendencies contained in this term, the first chapter presents a brief narrative on the origins of the new musical theatre in Europe and the America, the main producing centers of such a musical genre. The second chapter presents the sound and performance analysis of the piece, based on the reports included in the third chapter concerning decoding, memorizing and practicing, this last stage including issues such as the necessary equipment for the performance of the piece. The conclusion includes comments on all the stages until the completion of the piece, as well as the adjustments from the performer’s standpoint regarding the context which is proposed for the piece.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.