Expertise na clarineta: possibilidades de construção da performance musical de “alto nível” – Amplificar

Expertise na clarineta: possibilidades de construção da performance musical de “alto nível”

Resumo

Esta pesquisa de caráter qualitativo exploratório objetivou investigar a construção da expertise entre clarinetistas brasileiros. Teve como objetivos investigar os fatores determinantes para a construção da expertise na performance dos participantes, analisando as estratégias de gerenciamento, manutenção e regulação de suas performances. A revisão de literatura considerou quatro eixos de análise: 1) motivação, 2) autorregulação, 3) metacognição e 4) prática deliberada. Como estratégia metodológica utilizou-se a entrevista semiestruturada a partir das quais foram entrevistados quatro clarinetistas experts de orquestras sinfônicas brasileiras. Os resultados indicam que a performance expert pode ser construída por meio do refinamento dos processos cognitivos envolvidos na preparação da própria performance. As análises fora realizadas a partir do diálogo entre as falas dos participantes e a literatura que indicou estratégias específicas dos clarinetistas na construção da sua expertise musical. A performance de alto nível pode ser construída a partir de estratégias metacognitivas autorreguladas de preparação, sendo a motivação considerada um elemento fundamental para sustentar o estudo efetivo a longo prazo e auxiliar na construção da expertise na clarineta.

This qualitative exploratory research investigates the process of developing music expertise among Brazilian clarinet players. It look at the determinant factors for the construction of the expertise like strategies management and maintenance of quality music performances. The literature indicates four areas of analysis: 1) motivation , 2) self-regulation, 3) metacognition, and 4) deliberated practice. The data was collected through semi-structured interviews with four professional clarinet players that work in major symphony orchestras in Brazil. The results indicate that expert performance could be constructed by refinement of individual strategies during the process of performance readiness. The analysis was realized based on the dialogue between the subjects’ ideas and the music cognition literature. It is possible to observe that Brazilian clarinetists developed a series of strategies to achieve musical expertise.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.