Estruturas fundamentais no blues: adaptação de conceitos schenkerianos considerando a inflexão melódica afro-americana e seu desenvolvimento no jazz – Amplificar

Estruturas fundamentais no blues: adaptação de conceitos schenkerianos considerando a inflexão melódica afro-americana e seu desenvolvimento no jazz

Resumo

Esta pesquisa tem como objeto de estudo a aplicação e adaptação da teoria de Schenker como ferramenta analítica aplicada ao jazz, tendo em vista a possibilidade de encontrar estruturas fundamentais distintas na música popular. Tendo como base as análises feitas por Larson (1998; 2009), Forte (2011) e Stock (1993) a pesquisa abordará, em um primeiro momento, as origens do jazz (blues e ragtime) como parte essencial para sua abordagem analítica, através da ótica etno-schenkeriana proposta por Stock (1993) relacionando o som musical, contexto e comportamento como elementos interdependentes. Em um segundo momento ocorrerá a aplicação das estruturas propostas no blues em peças de jazz, apontando traços de sua evolução com base no pressuposto histórico (HOBSBAWM 1986; GIDDINS 2009), musicológico (FORTE 2011) e etnomusicológico (STOCK 1993) de que as origens folclóricas possuem um papel determinante para o seu desenvolvimento musical. Através desse estudo é possível compreender o desenvolvimento de aspectos particulares do jazz como o tratamento da dissonância e sua ambiguidade melódica, oriundos da miscigenação cultural entre a tradição musical africana (com sua inflexão melódica e de estruturação musical) e a tradição musical europeia (com suas progressões harmônicas e estruturas formais), dentro do contexto afro-americano.

The goal of this research is the application and adaptation of Schenker's theory as an analytical tool applied to jazz music, focusing on the possibility of finding the Schenkerian structures in popular music. Having as a background the analysis done by LARSON (1998 and 2009), FORTE (2011) and STOCK (1993), this research will approach at first the jazz origins (blues and ragtime) as an essential part for its analytical approach, through the ethno-schenkerian outlook that relates musical sound, context and behavior as interdependent elements. Secondly, there will be an application of the proposed structures in blues to jazz, pointing at traits of its evolution based on a historical (HOBSBAWN 1986; GIDDINS 2009), a musicological (FORTE 2011) and an ethno-musicological assumption (STOCK 1993) that the folk origins have a determinant role in its musical development. Through this study it is possible to understand the development of particular jazz aspects such as the dissonant treatment and its melodic ambiguity. Those arise from the cultural miscegenation between African musical traditions (with its melodic inflection and musical structure) and the European musical traditions (with its harmonic progressions and formal structures) into the African American context.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.