Estratégias para a composição litúrgica luterana contemporânea – Amplificar

Estratégias para a composição litúrgica luterana contemporânea

Resumo

Em meados do século XVI Matinho Lutero (1483-1546) propôs novos horizontes para a igreja e para a vida espiritual das pessoas. Esse movimento deu origem à Reforma Protestante. A música feita nas igrejas protestantes, como também na católica, sempre foi de rico interesse estético mesmo fora do ambiente eclesiástico. Basta lembrarmos de Palestrina, Victória, Bach, Brahms, Messiaen e tantos outros compositores. No entanto, ao longo dos séculos, a composição musical, e a vocação artística da música litúrgica foram deixadas de lado nas liturgias luteranas. Assim sendo, discutimos alguns possíveis porquês da música litúrgica ter se afastado da criação musical, para que possamos, através de três composições para a celebração do domingo de páscoa, aventar algumas possibilidades de criação musical litúrgica contemporânea.

In mid-sixteenth century Martin Luther (1483-1546) brought new horizons to the church and the people's spiritual lives. This movement gave rise to the Protestant Reformation. The music in Protestant churches, as well as the Catholic, has always been aesthetic interest even outside the church environment. Just remember Palestrina, Victoria, Bach, Brahms, Messiaen and many other composers. However, over the centuries, the musical composition, and the artistry of liturgical music were ignored in the Lutheran liturgies. Therefore, we discuss some possible reasons of the liturgical music have moved away from music creation, so that we can, through three compositions for the celebration of Easter Sunday, suggest some possibilities of contemporary liturgical music creation.

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