Desdobramentos artísticos resultantes dos Festivais de Música de Curitiba e Cursos Internacionais de Música do Paraná – Amplificar

Desdobramentos artísticos resultantes dos Festivais de Música de Curitiba e Cursos Internacionais de Música do Paraná

Resumo

Esta dissertação busca verificar os desdobramentos artísticos resultantes dos Festivais de Música de Curitiba e dos Cursos Internacional de Música do Paraná, eventos realizados nas décadas de 60 e 70 pela Sociedade Pró-Música de Curitiba, com direção artística do maestro Roberto Schnorrenberg e apoio financeiro do Governo do Estado do Paraná. Nestes eventos, a capital paranaense pôde observar um aumento expressivo de apresentações musicais, assim como a presença de instrumentistas, professores e grupos artísticos de outras cidades brasileiras e do exterior. Dois desdobramentos artísticos resultantes desses eventos serão aprofundados neste trabalho: Camerata Antiqua de Curitiba, instituição fundada durante os Cursos e Festivais de 1974, que permanece em atividade até os dias atuais, sendo considerada um dos principais grupos artísticos do Estado; e a Oficina de Música de Curitiba, criada inicialmente para possibilitar o aprimoramento dos músicos da Camerata Antiqua de Curitiba e seguindo o modelo artístico-educacional desenvolvido durante os Cursos e Festivais. O trabalho se apoiará principalmente em fontes originais não editadas, encontradas nos principais acervos da cidade de Curitiba, assim como em entrevistas com personalidades da área de música vinculadas aos eventos em questão, tendo em conta que poucas pesquisas acadêmicas relacionadas ao assunto foram realizadas.

This master’s thesis aims to study the artistic developments that resulted from the “Music Festivals of Curitiba” and “International Music Courses of Paraná”, both series of events happened in the decades of 60 and 70 sponsored by the “Pró-Música Society of Curitiba”, under the artistic direction of conductor Roberto Schnorrenberg, and with funding from the Government of the State of Paraná. In these events, the capital of Paraná could see an expressive raise in the number of musical presentations, as well as in the attendance of instrumentalists, teachers and artistic groups from other Brazilian cities and foreign countries. Two artistic developments resulting from these events are studied in depth here: the “Camerata Antiqua of Curitiba”, an institution founded during the Courses and Festivals of 1974, which remains active until the present days, and is considered one of the most important artistic groups of the State; and the “Curitiba’s Music Workshop”, which was initially created in order to enable the improvement of the Camerata Antiqua’s musicians, and followed the artistic-educational model developed during the Courses and Festivals. The research will be mainly supported by original and unpublished fonts, which were found in Curitiba’s main archives, as well as buy interviews with people who took part in these events, since few academic researches related to this topic exist.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.