De onde vêm minhas idéias? estratégias para a delimitação e a resolução de problemas na composição musical – Amplificar

De onde vêm minhas idéias? estratégias para a delimitação e a resolução de problemas na composição musical

Resumo

O estudo do processo criativo musical ganhou fôlego nos últimos anos com a adoção da atividade de composição musical, pela psicologia cognitiva, como uma forma de resolução de problemas. De acordo com esta perspectiva, existem estratégias e procedimentos que são utilizados na resolução de problemas e a pesquisa nesta área tem contribuído para o entendimento dos processos cognitivos que estão envolvidos no processo criativo. O presente estudo teve por objetivo investigar tais estratégias e procedimentos e comparar o desempenho de três compositores de diferentes níveis de experiência, através da realização de uma tarefa comum a todos os participantes. A partir da afirmação de Weisberg (2006) que a experiência em um domínio exerce papel fundamental na resolução de problemas de insight (como os problemas típicos da composição musical), é analisada a hipótese de que a criatividade se manifesta através de processos de pensamentos comuns. Conclui-se que a maneira como compositores delimitam seu espaço de trabalho e aplicam estratégias para a solução é um forte indicativo de que processos de pensamento comuns têm mais relevância na produção criativa musical do que se assumia outrora.

Research in the music creative process has gained momentum in the last years with the adoption of musical composition by cognitive psychologists as a form of problem-solving. According to this view, there are strategies and procedures that are used in problem-solving. Research in this area has been shedding light on the cognitive processes involved in the creative process. The goal of the present study was to investigate such strategies and procedures and to compare composers with different levels of expertise through the accomplishment of a common task. The study adopted Weisberg’s idea (2006) that experience in a domain is fundamentally important in the resolution of insight problems (as typically found in music composition problems). This idea served as a starting point to study the hypothesis that creativity occurs through ordinary thought processes. The study concludes that the way composers delimit their own work space and apply strategies for the solution is a strong indicative that common thought processes are far more relevant in creative music production than previously assumed.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.