Concerto para trompete e orquestra de cordas de Alfredo Dias: Perspectivas interpretativas – Amplificar

Concerto para trompete e orquestra de cordas de Alfredo Dias: Perspectivas interpretativas

Resumo

Este trabalho destina-se ao estudo interpretativo do Concerto para Trompete e Orquestra de Cordas do compositor Alfredo Silveira Dias Filho. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com três sujeitos, que são importantes solistas, professores e músicos de orquestra no âmbito nacional. No primeiro capítulo serão abordados fundamentalmente problemas técnico interpretativos na performance do concerto e os fundamentos técnicos do instrumento. No segundo capítulo encontra-se uma biografia do autor, dados históricos de sua obra e estão explicadas as questões técnico-interpretativas apresentadas aos sujeitos de pesquisa. O terceiro capítulo possui uma descrição da metodologia da pesquisa, a qual se utilizou de questionários estruturados que foram respondidos pelos sujeitos. Ainda neste capítulo encontra-se a comparação e análise das respostas obtidas. A dissertação se encerra com as considerações finais sobre a importância do olhar do intérprete sobre a partitura e como a construção do discurso musical entre os três sujeitos apresenta além de divergências, muitos pontos em comum. Buscou-se como objetivo principal desta dissertação fazer um levantamento das questões interpretativas que podem ser encontradas no Concerto e como três músicos profissionais pensam estas questões e procuram resolvê-las. Do cruzamento e análise das respostas procura-se ter uma visão mais ampla da obra e das possíveis soluções de suas questões técnico-interpretativas.

The present dissertation is about the study of the Concerto para Trompete e Orquestra de Cordas – Concert for Trumpet and String Orchestra by the composer Alfredo Silveira Dias Filho. This is a qualitative research with three subjects, which are important soloists, teachers and orchestral musicians in the nacional scenario. The focus of the first chapter is mainly the technical-interpretative problems found in the performance of the concerto and the technical fundaments of the trumpet. On the second chapter it is included a biography of the composer, historical data of his work and the explanation of the technical-interpretative questions presented to the subjects. It is also in this chapter that the technical-interpretative questions, which were presented to the subjects to answer, are explained. The third chapter has a description of the methodology of the research, which was based in structured questionnaires that were answered by the subjects. The third chapter finishes with the comparison and analysis of the obtained answers. The dissertation ends with the final considerations, which demonstrates the importance of the performer when looking to the score and constructing the musical speech. Between the three subjects, it can be seen not only differences, but also many common points. The main objective of this study is to build interpretative questions that might be found in the Concerto and how the three professors think about these questions and pursue to solve them. From the crossing and analysis of their answers, we seek to achieve a broader view of the piece, and finally the possible solutions of its technical-interpretative questions.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.