Concerto n.º 1 para Violino e Orquestra de M. Camargo Guarnieri: Aspectos Históricos, Estéticos e Temático-Motívicos – Amplificar

Concerto n.º 1 para Violino e Orquestra de M. Camargo Guarnieri: Aspectos Históricos, Estéticos e Temático-Motívicos

Resumo

Este trabalho objetivou o estudo do Concerto n.º 1 para Violino e Orquestra de Camargo Guarnieri, tendo como uma de suas principais metas a busca por elementos do nacionalismo musical brasileiro presentes nesta obra. Para alcançar este primeiro objetivo foi feita uma análise, com base no "Ensaio sobre a música brasileira" de Mário de Andrade, sobre as diretrizes que os compositores nacionalistas deveriam seguir para comporem música brasileira com características nacionais. Desta forma, pudemos constatar a presença de vários elementos da estética nacionalista usados por Guarnieri na composição da obra estudada. O estudo teve como fonte primária, o manuscrito do concerto em cópia digital cedida pelo Arquivo Camargo Guarnieri, Instituto de Estudos Brasileiros, São Paulo. Foi também verificado o conteúdo existente na mídia digital "Camargo Guarnieri 3 Concertos para Violino e a Missão", que representa a primeira gravação em DVD da obra de Guarnieri para violino e orquestra. Durante a pesquisa foi realizado um levantamento biográfico sobre alguns fatos ocorridos na vida de Guarnieri, referentes ao período anterior e posterior ao da composição deste concerto. Diante desses dados, verificou-se que o Concerto n.º 1 foi o início de uma fase de significativas conquistas na vida do compositor. Outro ponto de destaque desta pesquisa refere-se à análise do estilo composicional de Guarnieri neste concerto. Verificamos a presença de elementos composicionais herdados da música européia, em perfeita harmonia com os elementos de nossa cultura popular. Constatamos no concerto a utilização de instrumentos, escalas, ritmos e reminiscências melódicas que são características de certas melodias populares. Estes elementos foram cuidadosamente selecionados e foi possível demonstrar o seu uso nos vários trechos em que Guarnieri os inseriu. Este estudo também teve como foco, a observação da estrutura formal empregada por Guarnieri e o tratamento dado ao desenvolvimento temático e motívico nos três movimentos do concerto. A pesquisa teve o propósito de fazer uma edição da parte do concerto no formato para violino e piano a partir de seus manuscritos.

The purpose of this research was to study the Concerto no. 1 for Violin and Orchestra by Camargo Guarnieri. One of its main goals was the search for elements of the Brazilian musical nationalism present in this work. Thus, in order to achieve this first goal, an analysis was done based on the Ensaio sobre a música brasileira by Mário de Andrade. Where the author gives the guidelines on which nationalists composers should follow, in order to compose Brazilian music with national traits. Therefore, we could verify the presence of several elements of the nationalistic aesthetic employed by Guarnieri in this concerto. This study had as primary source the musical score of the concerto in digital format, provided by the Camargo Guarnieri Archive, which belongs to the Institute of Brazilian Studies, in São Paulo. It was also verified the content of the digital media entitled Camargo Guarnieri 3 Concertos for Violin and the Mission , which contains the first DVD recording of Guarnieri s works for violin and orchestra. During the research a biographical study was done, focusing on relevant facts of Guarnieri s life right before and after the composition of this concerto. Based on this information, we verified that the Concerto no.1 was the beginning of a very important period in his professional life. This research also takes into consideration the analysis of the compositional style employed by Guanieri in this concerto. We have observed the use of compositional elements inherited from the European tradition combined with elements from the Brazilian popular culture. We have also noticed the presence of musical instruments, scales, rhythms and melodic fragments that are characteristics of some popular melodies. These elements were carefully selected, which allowed us to show their use in several passages in which Guarnieri placed them. This study also focused on the observation of the formal structure and the thematic and motivic development employed by Guarnieri in all three movements of this concerto. This research culminated with a performance edition of the work for violin and piano based on the manuscripts.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.