Comunicação emocional entre compositor, performer e ouvinte: um estudo sob a perspectiva do expanded lens model – Amplificar

Comunicação emocional entre compositor, performer e ouvinte: um estudo sob a perspectiva do expanded lens model

Resumo

O objetivo deste trabalho foi investigar como ocorre a comunicação de emoções entre compositor, performer e ouvinte em um contexto musical brasileiro, sob a luz do Expanded Lens Model. Para isso, realizou-se um experimento dividido em duas etapas, denominadas codificação e decodificação. Na primeira etapa, um compositor criou 10 excertos musicais de aproximadamente 40 segundos de duração para violão solo, com a intenção de comunicar a seus ouvintes estados de humor relacionados à admiração, transcendência, amor, nostalgia, paz, poder, alegria, tensão e tristeza, além de um último excerto criado sem a intenção de comunicar qualquer emoção. Esses excertos foram fornecidos a três violonistas performers, que, após estudo prévio, realizaram interpretações das composições com o intuito de comunicar em cada excerto as mesmas emoções propostas pelo compositor. Os resultados desta etapa evidenciaram o emprego de pistas acústicas em conformidade àquelas relatadas em estudo sobre a comunicação de emoções cotidianas no contexto musical europeu ocidental. Além disso, foi constatado que alguns excertos apresentaram parâmetros de estrutura musical distintos, quando comparadas as versões gravadas pelo compositor e pelos performers. A segunda etapa constituiu-se de um experimento de escuta em que o material musical gravado pelo compositor e pelos performers foi apresentado a ouvintes (n=39). A tarefa consistiu em fornecer respostas emocionais após a escuta de cada excerto por meio de uma escala de léxicos emocionais adaptada ao contexto musical brasileiro, que teve como base a Geneva Emotional Music Scale (GEMS). Em seguida, para cada fator emocional investigado, o teste ANOVA foi empregado para a comparação das respostas emocionais dos ouvintes em relação aos excertos musicais gravados por compositor e performers do experimento. Os resultados indicaram que: (a) houve comunicação emocional acurada dos estados de humor relacionados à alegria, poder, tensão e tristeza, em contraste a uma comunicação emocional não acurada dos estados de humor relacionados à admiração, transcendência, amor, nostalgia e paz; (b) as versões de um mesmo excerto musical, quando interpretadas de formas distintas pelos performers, foram também entendidas de formas distintas pelos ouvintes, assim como as versões de um mesmo excerto, interpretadas de forma similar pelos performers, foram entendidas de forma também similar pelos ouvintes; e, finalmente (c) a intenção e a expertise do performer foram os elementos que produziram as maiores mudanças no curso das respostas emocionais do presente experimento.

The purpose of this research was to investigate how emotional communication between composer, performer and listener occurs in a Brazilian musical context, under the scope of Expanded Lens Model. An experiment was conducted in two steps: encoding and decoding. In the former, a composer created 10 musical excerpts with approximately 40 seconds long for solo guitar, with the intention of communicate some mood states to his listeners related to wonder, transcendence, tenderness, nostalgia, peacefulness, power, joy activation, tension and sadness, in addition to one excerpt created without the intention to communicate any emotion. These excerpts were provided to three performer guitarists, who, after studying them, recorded their interpretation of the compositions with the goal of communicating through each excerpt the same emotions as intended by the composer. The musical excerpts created were submitted to an analysis to map the acoustic code used by composer in each recording taking into account seven sound parameters: tempo, mode, dynamic, articulation, range, melodic contour and melodic range. Results showed the employment of acoustic cues in accordance to those reported in a previous study of common emotions in the communication in the Western European musical context. Moreover, some excerpts presented distinctmusical structure parameters when the versions recorded by composer and performers are compared. The second stage consisted of an experiment, in which the musical material recorded in the first stage was presented to listeners (n=39). The task consisted in providing emotional responses after listening to each excerpt through a scale of musical lexicons adapted to the Brazilian musical context based in the Geneva Emotional Music Scale (GEMS). Then, for each emotional factor investigated, the ANOVA test was applied to compare listeners' emotional responses in relation to the musical excerpts recorded by the composer and performers. Results indicated that: (a) there was an accurate emotional communication of mood states related to joy, power, tension and sadness and a non accurate emotional communication of mood states related to awe, transcendence, love, nostalgia and peace; (b) versions of a same musical excerpt, when interpreted in different ways by performers, were also understood differently by listeners; and, versions of a same musical excerpt, when interpreted similarly by the performers, were also understood similarly by listeners; and finally (c) the performer intention and expertise were elements that produced major changes in the course of emotional responses to music in this experiment.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.