Coerência Sintática do Sistema Trimodal em Duas Obras de José Siqueira – Amplificar

Coerência Sintática do Sistema Trimodal em Duas Obras de José Siqueira

Resumo

Este trabalho examina a coerência sintática do Sistema Trimodal de José Siqueira (1907- 1985), através da análise da Quarta Sonatina para piano (1963) e dos Três Estudos para Flauta e Piano (1964) à luz de três procedimentos metodológicos. O primeiro desses procedimentos consiste na hierarquização quantitativa de estruturas harmônicas, resultando em uma nova tipologia de classificação das entidades verticais, ao mesmo tempo em que propõe uma metodologia de identificação e classificação da sintaxe de condução entre essas estruturas; o segundo procedimento se baseia no conceito de conexão parcimoniosa da Teoria Neo-Riemanniana e tem o propósito de averiguar como as estruturas harmônicas se conectam entre si; e o terceiro avalia o impacto das relações de pertinência e encapsulamento entre os conjuntos de classes de alturas nas conexões sintáticas entre as sonoridades. A aplicação desses procedimentos metodológicos nos permitirá caracterizar um perfil sintático para as duas obras analisadas, revelando aspectos fundamentais relativos à coerência do Sistema Trimodal. Ainda é nossa intenção que este trabalho, que aqui traça um olhar eminentemente analítico sobre uma pequena parcela da obra de Siqueira, possa servir como referencial de pesquisa para que se realize o exame de outras obras desse compositor, bem como de outros compositores brasileiros que trabalharam no limiar entre tonalismo e atonalismo, e que também possa ampliar suas fronteiras de aplicabilidade pelo diálogo com outros campos da pesquisa em música, mormente o da composição musical, que se beneficiará das modelagens aqui realizadas a partir de um viés prescritivo.

This dissertation examines the syntactic coherence of the Trimodal system of José Siqueira, through the analysis of the Quarta Sonatina for piano (1963) and Três Estudos para Flauta e Piano (1964) in light of three methodological procedures. The first of these procedures is the quantitative hierarchization of the harmonic structures, resulting in a new type of classification of the vertical entities, while proposing a method for identification and classification of the syntax of voice-leading between these structures; the second procedure is based on the concept of parsimonious connection from the Neo-Riemannian Theory and aims at investigating how the harmonic structures are connected to each other; and the third evaluates the impact of the relationship of pertinence and encapsulation between the pitchclass set in the syntactic connections between the sonorities. The application of these methodological procedures allow us to characterize a syntatic profile for the three analyzed works, revealing fundamental aspects regarding the consistency of the Trimodal system. It is still our intention that this work, which here gives a highly analytical look on a small portion of the work of Siqueira, would serve as a reference for research so that one can carry out the examination of other works of this composer, as well as other Brazilian composers who worked on the threshold between tonality and atonality, and that it would also extend its boundaries of applicability through the dialogue with other fields of research in music, especially that of musical composition, which will benefit from the modeling implemented here from a prescriptive approach.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.