Choro pagão de Pixinguinha e Choros 2 de Villa-Lobos: análise para intérpretes – Amplificar

Choro pagão de Pixinguinha e Choros 2 de Villa-Lobos: análise para intérpretes

Resumo

Ao estudar uma obra musical, instrumentistas, cantores ou regentes, exploram seu conteúdo com um enfoque diferente daquele dos estetas, historiadores ou compositores. Com base nesta afirmação, o principal objetivo deste trabalho é realizar uma análise do choro Pagão de Pixinguinha (Alfredo Viana da Rocha Filho: 1897-1973) e do Choros 2 de Heitor Villa-Lobos (1887-1959) através do olhar do intérprete. O ponto de partida para esta análise é a abordagem estilística da partitura, discernindo elementos musicais gerais e particulares - seções, frases e figuras rítmicas - considerados relevantes para a interpretação. Busca-se desta forma, estabelecer uma coerência entre o fazer musical e a literatura existente sobre análise musical, especialmente aquela que visa a interpretação.

Studying music with performance purposes implies a different approach if compared to that of the aesthetician, historian or composer. With this in mind, the main objective of this dissertation is to analyze Pixinguinha’s (Alfredo Viana da Rocha Filho: 1897-1973) choro (Brazilian traditional music) Pagão and Villa-Lobos’s Choros 2, from a performer’s perspective. Classifying large scale (general) and small scale (particular) musical elements, among the ones considered relevant for the interpretation, such as sections, phrases, rhythmic characters, style, the author wishes to establish a coherent connection between analysis and performance.

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