Caxixi: um estudo do instrumento afro-brasileiro em práticas musicais populares na Região de Salvador-BA – Amplificar

Caxixi: um estudo do instrumento afro-brasileiro em práticas musicais populares na Região de Salvador-BA

Resumo

O foco desta dissertação é um exemplar da percussão afro-brasileira, popularmente conhecido como “caxixi”. Trata-se de um chocalho de cesto originário da região africana do Congo-Angola, na qual era utilizado em funções rituais e cerimoniais, e que adquiriu outros usos e funções no Brasil, ligados a práticas musicais populares. A parceria do caxixi com o berimbau na capoeira é uma das expressões mais significativas que envolvem este instrumento, seguida pela sua utilização em práticas da música popular brasileira. Constata-se que nas sociedades africanas originárias berimbau e caxixi não eram parceiros, o que implica que esta união ocorreu pela primeira vez no Brasil, certamente na capoeira Foi feita uma espécie de historiografia da capoeira: origens, perseguição, sistematização, expansão, papel dos mestres e políticas públicas, com base em fontes documentais e “livros vivos”. A escassez de registros históricos sobre capoeira, manifestação marginalizada e proibida pelo Código Penal até meados do século XX, impede esclarecimento do contexto exato em que ocorreu a união entre caxixi e berimbau no Brasil. O trabalho procura respostas em depoimentos de mestres-capoeira consultados, porém não é possível esclarecer a questão, uma vez quando tais mestres chegaram à capoeira, o caxixi já estava presente como parceiro do berimbau. O coordenador da Oficina de Investigação Musical de Salvador, pesquisador de instrumentos musicais, Bira Reis, também foi ouvido e segundo ele, o caxixi encontrou uma funcionalidade na capoeira. O trabalho procura analisar a necessidade de políticas públicas adequadas para atender as demandas de mestres, professores e aprendizes da capoeira, arte brasileira tombada como patrimônio cultural imaterial brasileiro. Ao reunir análises dos contextos com foco em aspectos da musicalidade do caxixi, pretende-se enriquecer o conhecimento e reflexão sobre a música brasileira em geral bem como sugerir a utilização deste instrumento em atividades de educação musical.

The focus of this dissertation is the copy of the african-Brazilian percussion, popularly known as "caxixi." This is a rattle basket originating in the African region of the Congo-Angola, which was used in ritual and ceremonial functions, and other uses and functions acquired in Brazil linked to popular musical practices. Caxixi's partnership with the berimbau in capoeira is one of the most significant expressions involving this instrument, followed by its use in practice of Brazilian popular music. It appears that in African societies originating berimbau and caxixi were not partners, implying that this union was the first time in Brazil, certainly in poultry was made a sort of history of capoeira: origins, persecution, systematic, expanding role of teachers and public policy, based on documentary sources and "living books". The scarcity of historical records about capoeira, manifestation marginalized and prohibited by the Penal Code until the mid-twentieth century, prevents clarification of the exact context in which it occurred and the union between caxixi berimbau in Brazil. The paper seeks answers on the testimony of capoeira masters consulted, but it is not possible to clarify the issue, since when these masters came to roost, the caxixi was already present as a partner of the berimbau. The coordinator of the Oficina de Investigação Musical de Salvador, researcher of musical instruments Bira Reis, was also heard and he said the caxixi a feature found in poultry. The paper analyzes the need for adequate public policies to meet the demands of teachers, teachers and students of capoeira, Brazilian art tumbled as intangible cultural heritage of Brazil. By bringing together analyzes of contexts with a focus on aspects of musicality caxixi is intended to enrich the knowledge and reflection on the Brazilian music in general as well as suggest the use of this instrument in music education activities.

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