Características, transformações e adaptações da música religiosa ucraniana no Paraná – Amplificar

Características, transformações e adaptações da música religiosa ucraniana no Paraná

Resumo

A presente dissertação tem como tema o estudo da música religiosa ucraniana trazida pelos imigrantes e presente no Paraná. O objetivo geral da pesquisa é estudar as características, transformações e adaptações da música desta etnia na esfera religiosa. Entre as preciosidades da cultura religiosa e musical ucraniana, reconhece-se o canto comunitário chamado samoilka, entoado durante a Divina Liturgia; a coerência de uso do hlas, vinculada ao ciclo dos Oito Tons; e a presença dos tradicionais diaky, os cantores de igreja. Uma introdução ao contexto histórico ajuda  a constatar a presença da comunidade ucraniana e sua religião no Estado. A seguir, são abordados aspectos históricos referentes aos cantos litúrgicos, alguns dos quais são descritos, analisados, e identificados nas celebrações locais. No capítulo “A música dos imigrantes e seus descendentes no Paraná” são levantados dados acerca das tradições e das atividades praticadas por músicos locais, e a seguir, são destacados dois membros da comunidade ucraniana que evidenciam seus esforços para a manutenção das tradições musicais e religiosas vinculadas a suas origens. Por fim, são apresentadas e discutidas as adaptações e mudanças que foram identificadas no decorrer da pesquisa.

The subject of this dissertation is the study of the Ukrainian religious music brought by immigrants and found in the state of Parana (Brazil). The purpose of this research is to study the characteristics, transformations and adaptations of the music belonging to this ethnicity within its religious context. Amongst the richness of the musical religious Ukrainian culture are: the communion chant known as samoilka, sang during the Divine Liturgy; the coherence of the use of hlas, linked to the system of the Eight Tones cycle; and the presence of traditional diaky, the church singers. An introduction to the historic context helps to state the presence of the Ukrainian community and its religion in this region. This is followed by the history of the Ukrainian liturgical chants, some of which are described, analysed and identified in local celebrations. In the course of the chapter entitled “The music of the immigrants and their descendants in Parana”, a survey is presented in order to describe the traditions and activities of local musicians. In particular, the efforts of two local members within the Ukrainian community are highlighted to keep the musical and religious traditions linked to their origin. Finally, changes and adaptations undergone and identified during the course of the research are presented and discussed.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.