Canja de Viola: uma comunidade de prática musical em Curitiba – Amplificar

Canja de Viola: uma comunidade de prática musical em Curitiba

Resumo

Esta dissertação é um estudo de caso que descreve, a partir da teoria social de aprendizagem das Comunidades de Prática (Wenger), a Canja de Viola - um encontro semanal de violeiros realizado em Curitiba desde 1986 - como uma comunidade de prática musical. A questão central da pesquisa foi identificar quais as experiências comuns aos freqüentadores desse evento, a partir de três categorias de análise relacionadas a identidades, a práticas e a contextos de ensino e aprendizagem musical. Através de um trabalho realizado em campo, que incluiu a observação participante e entrevistas com freqüentadores do evento, somadas a algumas outras fontes de evidências, surgiram diversas semelhanças significativas entre os participantes relativas às categorias analisadas. Entre elas destacam-se a enculturação e a aprendizagem situada como pontos-chave do desenvolvimento musical dos freqüentadores da Canja de Viola. Reflexões sobre a síntese dos dados também conduziram à idéia de que as comunidades de prática podem ser grandes aliadas dos processos de educação musical.

This research is a case study that describes a weekly meeting of acoustic guitar players that has been happening in Curitiba since 1986; Canja de Viola, as a community of musical practice, based on Wenger’s social theory of learning called Communities of Practice. The central question of this study was to identify which were common experiences to people who participated in this event, with three categories of analysis related to identities, practice and contexts of musical learning and teaching. The field work included observation and interviews with people who participated in the event, added to some other sources of evidence, many significant and similar personal experiences had appeared. Among them it was possible to distinguish enculturation and situated learning as key components of the musical development of Canja de Viola participants. Reflections on data synthesis also led to the idea that communities of practice can be great allies to music education processes.

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