Bachianas Brasileiras N.4, de Heitor Villa-Lobos: um estudo de intertextualidade – Amplificar

Bachianas Brasileiras N.4, de Heitor Villa-Lobos: um estudo de intertextualidade

Resumo

Com esta pesquisa, através de elementos musicais relevantes que possam ser comparados entre si, tem-se a intenção de exemplificar as referências que Heitor Villa-Lobos faz à música de Johann Sebastian Bach e à música brasileira nos quatro movimentos que compõem a Bachianas Brasileiras n.4. Tais referências, por sua vez, são interpretadas como intertextualidades utilizadas por Villa-Lobos na composição dessa obra. Logo, essas intertextualidades são classificadas e discutidas sob a ótica de categorias intertextuais atreladas a estudos tradicionais de análise musical; porque, de acordo com Salles (2009, p.245), “a abordagem analítica tradicional, baseada no conceito de lógica formal clássica, pouca utilidade terá não só para a música de Villa-Lobos, como para grande parte da música do início do século XX.” Desta maneira, o uso da análise musical ligada a intertextualidade é a ferramenta analítica utilizada para suprimir a necessidade de se ter argumentos concretos e uma classificação sólida a respeito dos elementos e estruturas musicais observados, ou seja, a pesquisa se realiza por meio de uma análise musical intertextual. Além disso, neste trabalho, busca-se compreender o ambiente histórico e social em que Villa-Lobos estava inserido ao compor esta obra e como tal ambiente pode tê-lo influenciado. Desta forma, o objetivo que se tem com o presente trabalho é demonstrar as citações, alusões e estilizações feitas à obra de J. S. Bach, a estética barroca e a música popular do Brasil do início do século XX presentes na Bachianas Brasileiras n.4, de Heitor Villa-Lobos.

This research, through relevant musical elements that can be compared, there is intention of the references that exemplify Heitor Villa-Lobos is the music of Johann Sebastian Bach and Brazilian music in four movements that comprise the Bachianas Brasileiras no. 4. Such references, in turn, are interpreted as intertextuality used by Villa-Lobos in the composition of this work. Soon, these intertextualities are classified and discussed from the perspective of intertextual categories tied to traditional studies of musical analysis, because, according to Salles (2009, p.245), "the traditional analytical approach based on the concept of classical formal logic, not only have little use for the music of Villa-Lobos, as for much of the music of the early twentieth century." Thus, the use of music analysis linked intertextuality is the analytical tool used to suppress the need to have solid and concret arguments and a rank about the elements and structures musical observed, i.e., the search is performed by a intertextual music analysis. Furthermore, this study seeks to understand the historical and social environment in which Villa-Lobos was inserted to make this work and how such an environment could have influenced him. Thus, the goal, here, is to demonstrate the quotations, allusions and stylizations made to the work of J. S. Bach, Baroque aesthetics and popular music of Brazil from the early twentieth century in present Bachianas Brasileiras no. 4, by Heitor Villa-Lobos.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.