Auto-regulação e prática instrumental: um estudo sobre as crenças de auto-eficácia de músicos instrumentistas – Amplificar

Auto-regulação e prática instrumental: um estudo sobre as crenças de auto-eficácia de músicos instrumentistas

Resumo

A prática instrumental faz parte da rotina diária dos músicos instrumentistas. No entanto, uma prática eficiente envolve habilidade para organizar e regular a própria aprendizagem. Sentir-se confiante para exercer controle interno adequado na forma de habilidades auto-reguladoras pode ser fundamental para aqueles que almejam alcançar melhores níveis de performance instrumental. Este estudo investigou as crenças de auto-eficácia de músicos instrumentistas no domínio específico da auto-regulação da prática instrumental. Participaram da pesquisa uma amostra de estudantes do 1º, 2º, 3º e 4º ano regularmente matriculados em Curso Superior de Instrumento. A princípio, os participantes identificaram os desafios e impedimentos que dificultavam seu desempenho. Os desafios identificados deram origem a quatro inventários de avaliação ou escalas de auto-eficácia e foram descritos em itens nos quais os participantes julgaram sua habilidade para enfrentá-los. Os resultados demonstraram que, em aproximadamente 50% dos impedimentos assinalados pelos instrumentistas do 1º, 2º e 3º ano e em 81% dos desafios apontados também pelos discentes do 4º ano, o maior percentual de respostas concentrou-se na alternativa muito confiante, o que demonstra muita confiança na própria capacidade de sobrepujar certos desafios e exercer controle sobre sua própria aprendizagem. No entanto, um número considerável de instrumentistas não sente o mesmo grau de confiança, ou seja, um percentual de 16% a 57% dos participantes do 1º, 2º, 3º e 4º ano demonstrou pouca confiança ou baixas crenças de auto-eficácia em 26% a 37% das situações identificadas como desafiadoras. Diante dos diferentes níveis de auto-eficácia, algumas sugestões são apresentadas para que o próprio aluno, professor e instituição, saibam como contribuir para construir e fortalecer um senso elevado de auto-eficácia, pois, estas crenças exercem importante influência sobre as aspirações e escolhas que os músicos instrumentistas farão ao longo de toda a sua carreira profissional.

The instrumental practice is part of instrumentalist musicians daily routine. Nevertheless, an efficient practice requires skill to organize and regulate his own learning. Feeling confident to exercise adequate internal control in the way of self-regulating skills might be fundamental to those who wish to achieve better instrumental performance levels. This Study investigated self-efficacy beliefs of instrumentalist musicians in the specific field of self-regulation of instrumental practice. Were part of the research students from the first, second, third and fourth year majoring in instrument courses. At first the students involved identified the challenges and barriers that made their performance more difficult. The identified challenges generated four evaluation inventories or self-efficacy scales and were described into items in which the participants judged their ability of overcoming them. The results showed that approximately 50% of the barriers marked by first, second and third year instrumentalists and within 81% of the challenges pointed out also by students of the fourth year, the higher percentage of answers concentrated on the very confident alternative, which shows they are very confident in their own learning process. Nevertheless a considerable number of instrumentalists do not feel the same degree of confidence meaning that a percentage from 16% to 57% of the participants of the first, second, third and fourth year showed low confidence or low self-efficacy beliefs and in between 26% and 37% of the situations identified as challenging. Considering the different self-efficacy levels some suggestions are presented so that the student himself, teachers and institutions know how to contribute to building and strengthening a higher sense of self-efficacy, once those beliefs exercise important influence over personal aspirations and choices the instrumentalist musicians will make throughout their professional career.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.