Aspectos do Stylus Phantasticus nas tocatas para tiorba de Giovanni Girolamo Kapsberger (c.1580-1651) – Amplificar

Aspectos do Stylus Phantasticus nas tocatas para tiorba de Giovanni Girolamo Kapsberger (c.1580-1651)

Resumo

Esta dissertação propõe a análise de tocatas selecionadas para tiorba do compositor e instrumentista Giovanni Girolamo Kapsberger (c. 1580-1651), sob a óptica do stylus phantasticus. Esse estilo, que é perceptível em outras formas de arte durante o século XVII, teve sua primeira menção, em termos musicais, nos escritos do teórico e clérigo jesuíta Athanasius Kircher (1602-1680). O stylus phantasticus em música é representado por procedimentos composicionais que possibilitam o mover dos afetos da audiência através do jogo de expectativas, demonstração de virtuosismo técnico, da variedade de texturas e do caráter espontâneo característico do ato improvisatório de formas livres em música. Será ver ficada a relação do fantástico em música com conceitos comuns entre poetas, pintores e escritores na Itália do século XVII, como o conceito da meraviglia. O objetivo principal é demonstrar tais características na música de Kapsberger através da reflexão sobre os conceitos de stylus phantasticus fornecidos por Kircher e attheson, em conjunto com procedimentos analíticos tradicionais.

This dissertation presents the analysis of selected toccatas for theorbo, written by the composer and instrumentalist Giovanni Girolamo Kapsberger (c. 1580-1651), from the viewpoint of the stylus phantasticus. This style, which is noticeable in other forms of art during the seventeenth century, had its first mention in musical terms, in theoretical writings of Jesuit priest Athanasius Kircher (1602-1680). The stylus phantasticus in music is represented by the compositional procedures that enable to move the audience’s affections through a set of expectations, display of technical virtuosity, a variety of textures and the typical features of the spontaneous act of improvisatory free-form music. It will be observed the relationship of fantastic in music and common concepts among poets, painters and writers in seventeenth-century Italy, as the concept of meraviglia. The main objective is to demonstrate these features in Kapsberger’s music through reflection on the concepts of stylus phantasticus provided by Kircher and Mattheson, in conjunction with traditional analytical procedures.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.