Aprendizagem de piano em grupo no ensino superior – Amplificar

Aprendizagem de piano em grupo no ensino superior

Resumo

O tema desta pesquisa é o processo de aprendizagem no contexto do ensino de Piano em Grupo, no âmbito de instituições de nível superior. O objetivo geral para esta pesquisa foi investigar um processo de aprendizagem de Piano em Grupo de uma turma de alunos de graduação por meio de um estudo de desenvolvimento, tendo como base o método Keyboard Musicianship. Como objetivos específicos buscou-se: verificar dados para caracterizar o grupo de alunos participantes da pesquisa, avaliar os planos de aulas baseados no método Keyboard Musicianship e identificar aspectos motivacionais para o grupo durante a participação em aula. A metodologia consistiu na aplicação de um estudo de desenvolvimento longitudinal, onde os dados de campo foram coletados junto a uma classe de estudantes de graduação em música da UFPR. Participou do estudo um grupo formado por sete alunos de piano funcional. O processo foi realizado por meio de dez aulas, três avaliações formativas e dois questionários. As aulas foram expositivas e o pesquisador aplicou a maior parte do conteúdo do método junto à turma. Esse estudo se vale da aprendizagem e da educação musical, ancorados em referenciais teóricos do Piano em Grupo, educação musical, motivação, pedagogia do piano e educação por meio dos quais se podem formular mecanismos tradutórios. Com base nas análises, foi possível compreender que, a partir de um diagnóstico do perfil dos graduandos que estudam Piano de Grupo, é possível traçar um plano de aula eficaz para o formato deste tipo de classe. Para a aplicabilidade constatou-se a importância dos processos avaliatórios e motivacionais. Outro aspecto que este trabalho alcançou foi sobre o método Keyboard Musicianship, que se configurou em uma ferramenta estratégica, por possibilitar fazer recortes, mantendo a linha metodológica proposta no ensino de Piano em Grupo.

This research is based on the learning process in the context of teaching Piano in Group, in institutions of higher education. The overall goal of this research was to investigate a learning process for Piano taught in group in a class of undergraduate students through developmental studies based on the method Keyboard Musicianship. As specific objectives, the following was sought: determination of information to characterize the group of students participating in the research, evaluate the lesson plans based on the method Keyboard Musicianship and identification of the group’s motivational aspects during class participation. The Methodology consisted of a longitudinal developmental study in which field data was collected from a class of graduate students in music attending the UFPR. The study comprised a group of seven functional piano students. The process was conducted in ten classes, three formative assessments and questionnaires. The classes were expository and the researcher applied most of the contents of the method during the classes. This study takes advantage of learning and music education grounded on a theoretical framework of Piano taught in group, music education, motivation, piano pedagogy and education through which translational mechanisms can be formulated. Based on the analysis, it was possible to perceive that, based on the diagnostic profile of the undergraduates studying Piano in group, it is possible to elaborate an effective format for this type of class. For the applicability, it was noted the importance of assessment and motivational processes. Another aspect achieved by this study was the Keyboard Musicianship method, which was based on a strategic tool which enabled cropping, maintaining the methodological proposal of teaching Piano in group.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.