Ansiedade em perfomance musical: investigação e análise da realidade dos alunos de música da Universidade Federal da Paraíba – Amplificar

Ansiedade em perfomance musical: investigação e análise da realidade dos alunos de música da Universidade Federal da Paraíba

Resumo

O presente trabalho investigou e analisou a existência da ansiedade em performance musical entre os alunos de música da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no contexto das classes coletivas de instrumento. Fizeram parte desta pesquisa 28 alunos vindos dos cursos de Extensão, Bacharelado, Licenciatura, e Pós-Graduação em Música da UFPB, participantes de quatro turmas coletivas, coordenadas por professores do Departamento de Música. Como procedimento de pesquisa foram aplicados testes psicológicos que avaliaram os níveis de ansiedade de estado-traço e ansiedade em performance musical e empreendida observação participante durante os recitais de final de semestre de cada uma das turmas. A partir da análise, comparação e correlação dos resultados dos testes psicológicos e da observação participante, encontramos níveis de ansiedade de estado-traço acima do que era previsto pelas amostras normativas e compatíveis com os de estudos realizados em outras partes do mundo, com músicos de orquestras e de corais profissionais. Também encontramos níveis de ansiedade em performance musical semelhantes aos de pesquisas existentes, além de sinais físicos e comportamentais visíveis. A análise das variáveis de pesquisa: gênero, escolaridade, idade, profissão e grau de exigência confirmou algumas das hipóteses presentes na literatura e trouxe novos achados, os quais abrem espaço para outras discussões e pesquisas. Estes resultados confirmam a hipótese de que ansiedade em performance musical é um fenômeno generalizado, que pode acometer músicos de qualquer idade, nível técnico ou formação, desde estudantes à profissionais. Ainda, os dados aqui obtidos são indicativos reais da existência de ansiedade em performance musical entre os alunos de música da UFPB, alertando-nos para a ocorrência de um fator prejudicial não só à performance, mas também a saúde e ao bem-estar psicológico do músico.

This study investigated and analyzed the existence of music performance anxiety among music students of the Universidade Federal da Paraiba (UFPB), in the context of instrument music classes. In this survey 28 students coming from pre-college, undergraduate and graduate music program from UFPB took part, in a total of four classes coordinated by faculty members of the UFPB Music Department. As a research procedure psychological tests that assessed levels of state-trait anxiety, music performance anxiety and participant observation were applied. They were undertaken during the semester final recitals of each class. From the analysis, comparison and correlation of the results of psychological tests and participant observation, we found levels of state-trait anxiety above what was predicted by normative samples and consistent with those of studies conducted in other parts of the world, with orchestra musicians and professional choirs. We also found levels of anxiety in music performance similar to existing research, and clear physical signs and behavioral of musical performance anxiety. The analysis of research variables: gender, education, age, occupation and level of demand confirmed some of the assumptions in the literature and brought new findings, which opened space for further discussion and research. These results confirm the hypothesis that anxiety in music performance is a widespread phenomenon that can affect musicians of any age, level or technical training, from students to professionals. Therefore, our data are indicative of the existence of actual music performance anxiety among music students of the UFPB, alerting us to the occurrence of a factor detrimental not only to performance, but also to the health and psychological well-being of musicians.

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