Análise de livros didáticos de música para o ensino fundamental I – Amplificar

Análise de livros didáticos de música para o ensino fundamental I

Resumo

A implantação da Lei 11.769/08 (BRASIL, 2008), que institui a música como conteúdo obrigatório da disciplina de Artes, trouxe à tona não somente a necessidade de reflexão sobre a formação musical de professores, mas também a busca de uma solução para o problema que se apresentou: o professor unidocente que agora também deve ensinar Música, porém, frequentemente não se sente capacitado para abordar tal conteúdo (SOUZA, 2002; FIGUEIREDO, 2001). Diante desse panorama, iniciou-se, em grande parte do país, um processo de produção de materiais didáticos para o ensino de música na educação básica voltados ao professor unidocente. Nesta pesquisa analisam-se três coleções de livros didáticos, mais especificamente os livros do 1º. ano do ensino fundamental, com o objetivo de discutir o material didático de música de forma qualitativa, sob os critérios do Parâmetros Curriculares Nacionais e o embasamento de vários teóricos que discorrem sobre a importância do material didático na sala de aula, como Claire Roch-Fijalkow, Jörn Rüsen e José Carlos Morgado. Além destes, Sérgio Figueiredo, Carlos Kater e Claudia Bellochio contribuem com suas análises sobre a formação musical do professor unidocente, e por fim apresentam-se os modos do fazer musical, que embasam este trabalho, sob a ótica de Cecília França e Keith Swanwick. Os resultados encontrados revelam que o material didático de música é válido no contexto colaborativo com o professor unidocente, que não domina a linguagem musical e que aposta no material escrito por especialista para guiar o seu trabalho em sala de aula. No entanto, o material analisado apresenta pouco espaço para a criação do professor com relação a determinados conteúdos, não traz significações completas sobre os termos musicais formais e propõe atividades que não são condizentes com a realidade das escolas brasileiras, com instrumentos musicais e abordagens difíceis de serem colocados em prática pelo professor.

The 11.769/08 Federal Law (BRAZIL, 2008) that establishes music as a mandatory content in art classes, brought up not only the importance of music preparation of generalist teachers, but also the standing to find the solution for the actual problem: the generalist teacher that are now teaching music, but often do not feel able to teach such content (SOUZA, 2002; FIGUEIREDO, 2001). Given these projections, started in many parts of the country a process of production of textbooks for Music Education used for the early years of elementary school, directed to the generalist teacher. The main purpose of this research is to looked up at three collections of textbooks, created specifically for the 1st year of elementary school, with the idea of discussing the Music Education textbooks in a qualitative way, with the theoretical references of Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) and the academic reference proposals of Claire Roch-Fijalkow, Jörn Rüsen and José Carlos Morgado. Besides these authors, Sérgio Figueiredo, Carlos Kater and Claudia Bellochio contribute with their analysis about the generalist teacher training in music and lastly, presents the modalities of music making that support these research, from the viewpoint of Cecília França and Keith Swanwick. The results revealed that the Music Education textbook is valid in a collaborative context with the generalist teacher, that do not dominates the musical language and trust in the material that are done by specialists to guide your classroom work. However, the material analyzed presents no space for teacher’s creation in some contents, does not give complete meanings about the formal music terms and proposes activities that don’t match with the Brazilian school’s reality, with musical instruments and complex approaches of being done for the teacher.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.