Acústico e eletroacústico: a sincronia entre o piano e os sons pré-gravados em obras eletroacústicas mistas – Amplificar

Acústico e eletroacústico: a sincronia entre o piano e os sons pré-gravados em obras eletroacústicas mistas

Resumo

A questão principal do presente trabalho é a relação de sincronia temporal que o instrumentista estabelece com o suporte eletrônico durante a preparação de uma obra eletroacústica mista com sons pré-gravados. Nossa hipótese parte da premissa que a situação da performance de obras mistas se assemelham em parte à música de câmara por serem construídas para mais de um integrante; nesse caso, um músico e um suporte eletrˆonico. Desse forma, propomos um estudo investigativo dos possíveis recursos que podem ser utilizados pelo instrumentista para estabelecer a sincronia temporal com os sons eletroacústicos pré-gravados, afim de construir uma interpretação criativa. Para tanto, realizamos uma descrição e classificação das diferentes sincronizações encontradas nas obras, Concerto para Piano e Sons Eletroacústicos de Edson Zampronha e Colorless Green Ideas Sleep Furiously de Rodolfo Coelho de Souza, afim de exemplificar tal estudo. Além da prática interpretativa, este trabalho também visa contribuir com outras áreas de interesse da música, sobretudo, a composição e a pedagogia instrumental.

The main subject of this work is to explore the interaction between pianist and electronic media during the preparation of a performance, with an emphasis on synchronization. Our approach is based on the idea that an analogy can be made between this kind of interaction and the one that exists in any ensemble performance situation. Therefore, our intention was to investigate possible ways to establish this synchronization between piano and recorded sounds, in order to build an original interpretation. The starting point was defining different cases of synchrony found in the chosen works; Concerto for Piano and Electronaoustic Sounds by Edson zampronha and Colorless Green Ideas Sleep Furiously by Rodolfo Coelho de Souza. In addition to the performance aspect, the author intends, through this work, to contribute to other areas of music domain, particularly composition and instrumental pedagogy.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.