Abordagem de estudos em métodos de contrabaixo com vistas à execução de obras do repertório orquestral – Amplificar

Abordagem de estudos em métodos de contrabaixo com vistas à execução de obras do repertório orquestral

Resumo

Este trabalho apresenta a descrição de estudos selecionados dos Métodos de Contrabaixo de Simandl, Billè, Nanny e Petracchi, relacionando sua aplicabilidade ao repertório orquestral. Após uma breve análise dos métodos escolhidos como base desta pesquisa, incluindo-se os Estudos Padrão, são abordadas sob um ângulo analítico e interpretativo, as posições do contrabaixo até o capotasto, verificando-se, em cada estudo, o uso de uma escrita idiomática, assim como a estrutura do mesmo. Em seguida, são apresentados aspectos referentes à interpretação, abordando dificuldade técnica, sugestões e alternativas para a execução, articulações e dinâmicas. Para cada posição são sugeridos diversos trechos de orquestra ilustrando e corroborando a sua utilização no repertório orquestral.

This paper presents the description of selected Double Bass Methods by Simandl, Billè, Nanny and Petracchi, relating its applicability to the orchestral repertoire. Following by a slight description of the chosen methods as the basis of this research, including the Pattern Studies, are exposed under an analytical and interpretative view, the positions of the Double Bass until the Thumb Position, verifying in each study, the use of an idiomatic writing, as well as its structure. After that, aspects for the interpretation are presented, approaching technique’s difficulties, suggestions and alternatives for the performance, articulations and dynamics. For each position some orchestral parts are suggested illustrating and supporting its use in the orchestral repertoire.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.