A voz-música na intermídia som-palavra-performance – Amplificar

A voz-música na intermídia som-palavra-performance

Resumo

Neste trabalho, propomos pensar a composição musical enquanto poética que intermedeia a palavra, o corpo e o som, encontrando no conceito de Voz-Música, um material criativo entre as instâncias que a voz pode articular, as quais podem ser aplicadas, em seus aspectos expressivos, gestuais, fonéticos e paralinguísticos, em procedimentos que envolvem eventos sonoros, vocais e performáticos. Introduzimos a noção de voz poética e dialogamos as transformações artísticas entre som, palavra e performance, em obras que se ambientam na Poesia Sonora, na Música Experimental e na Música Concreta. Conecto este corpus criativo com o conceito de intermídia e este, com o conceito de agenciamento coletivo de enunciação: um catalisador das múltiplas dimensões do enunciado, gerador de um contínuum entre suas variáveis musicais, fonéticas, fáticas, a-fáticas, sígnicas, semânticas, entre outras. Estudamos como o agenciamento de enunciação articularia o material criativo e conceitual produzido neste cruzamento: a Voz-Música num Cromatismo Generalizado. Relacionamos estes procedimentos à proposta composicional de Trevor Wishart (1996), sobre a exploração da voz humana dentro do universo multidimensional da enunciação, cujos aspectos de pronúncia, fonética, paralinguismo, entre outros, serviriam como módulos de dinâmica complexa para a composição sonora. Finalizo sugerindo a ocorrência de uma Voz-Música em obras de Demetrio Stratos, Dieter Schnebel e Carmelo Bene, bem como em trabalhos que compus para este percurso: Poema Verbo-instrumental (2013), Ao passo que...O corpo do Espaço (2013), e Poço Barthesiano ou Onda de Estilo Ga(l)go (2014).

In this study, we propose thinking the musical composition as a poetic that intermediates word, body and sound, finding in the Voice-Music concept a creative material between the dimentions that voice can articulate, which may be applied in its expressive, kinetic, phonetic and paralinguistic aspects, within artistic procedures that involve sonic, vocal and performatic events. Here, I introduce the notion of poetic voice and discuss the artistic transformations among sound, word and performance, in works belonging to Sound Poetry, in Experimental Music and Concrete Music. I connect this creative corpus with the Intermedia concept, and the latter with the concept of collective assemblage of enunciation: a catalyst of the multiple dimentions of a continuum between its musical, phonetic, fatics, semiotic, and semantic variables. I propose studying how the assemblage of enunciation would articulate the creative and conceptual material produced in this intersection: the Voice-Music in a Generalized Chromaticism. We intermingle these procedures to the compositional proposition of Trevor Wishart (1996), about exploring the human voice within the multidimentional universe of utterance, which aspects of pronounciation, phonetics, paralinguism, among others, would act as modules of complex dynamics to sonic-compositions. We conclude by suggesting a occurrence of a Voice-Music in some works of Demetrio Stratos, Dieter Schnebel and Carmelo Bene, as well as with the original compositions created for this study: Poema Verbo-Instrumental (2013) (Verbal-Instrumental Poem), Ao passo que... o Corpo do EsPaco (2014) (Whereas... the sPace Body), e Poco Barthesiano ou Onda de Estilo Ga(l)go (2013) (Barthesian Well or Ga(l)g-style Wave).

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.