A voz de Orfeu: um estudo sobre a vida de Francesco Rasi (Arezo 1574 - Pistóia 1622) – Amplificar

A voz de Orfeu: um estudo sobre a vida de Francesco Rasi (Arezo 1574 - Pistóia 1622)

Resumo

O presente trabalho trata sobre a vida, obra e voz do famoso cantor do início do Período Barroco Francesco Rasi. Conhecido por ter personificado o personagem de Orfeu na ópera homônima de Claudio Monteverdi, a figura desse cantor, apesar de célebre em sua época, encontra-se em nossos dias desprovida do merecido realce. Rasi, que também foi poeta, instrumentista e compositor teve significativa contribuição para o desenvolvimento e estabelecimento da música criada na Itália no início da primeira metade do século XVII. Membro da Camerata Florentina esteve envolvido na execução das produções florentinas e mantovanas de diversos dos mais proeminentes autores da época, como, Cini, Belli, Peri, Monteverdi, Gagliano e Chiabrera. Suas composições se encontram entre os primeiros exemplos da monodia no mundo. Sua trajetória é analisada do ponto de vista pessoal, profissional e por fim vocal. Para tanto, buscamos reunir dados biográficos a seu respeito que juntamente com os relatos obtidos sobre sua carreira como cantor, possibilitaram a construção de um quadro maior sobre formação da figura do primeiro cantor de ópera da história e de como este atuou auxiliando na formação do gênero operístico. Uma análise da técnica vocal e dos ideais do canto barroco, da afinação utilizada pelos músicos naqueles dias e nas localidades onde ele atuou, em conjunto com as obras por ele executadas e compostas, também é feito no sentido de esclarecer qual seria sua classificação vocal transportada para os dias de hoje.

The present work is about the life, works and voice of the famous singer from the beginning of the Baroque Period, Francesco Rasi. Mostly known for having personified the character of Orpheus in Monteverdi's homonymous opera, this singer, although famous on his days, is now quite forgotten. Rasi, who was also a poet, a composer and an instrument player, had a significant contribution for the development and establishment of the music created in Italy on the beginning of the first half of the XVII century. Member of the Florentine Camerata he was involved in the execution of the Florentine and mantuan productions of many of the most important authors of that time like Cini, Belli, Peri, Monteverdi, Gagliano and Chiabrera. His compositions are among the first examples of the monody in the world. His trajectory is analyzed from the personal, professional and vocal point of view. In order to do so we gathered biographic data about him that, along with descriptions of his carrier as a singer, made possible the construction of a larger picture regarding the formation of the figure of the first opera singer and how he helped the formation of the operatic gender. A analysis of the vocal technique and ideals of the baroque singing, of the tuning used by the musicians of those days and localities where he performed, in conjunction with the pieces performed and composed by him, is also accomplished in this work in order to clarify what would be his vocal type transported to the one we use today.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.