A utilização de tocadores portáteis de música e sua consequência para a escuta musical de adolescentes – Amplificar

A utilização de tocadores portáteis de música e sua consequência para a escuta musical de adolescentes

Resumo

Esta dissertação tem como tema a conseqüência do uso de tocadores portáteis de música na escuta musical de adolescentes. Para a abordagem do tema, é apresentada a história da fonografia e dos aparelhos portáteis de reprodução musical, além de uma breve reflexão sobre a influência dos aparelhos de reprodução musical e da indústria cultural no modo do homem se relacionar com a música. Também são feitas considerações sobre a adolescência em uma abordagem histórica e sociológica, e acerca da influência do rock and roll na consolidação da adolescência. Discorre-se ainda sobre as funções sociais da música propostas por Merriam (1964) na adolescência, considerando-as nos dois contextos individual e coletivo propostos por Palheiros (2006). Com esta revisão de literatura, buscam-se evidências sobre a possível influência que a utilização dos tocadores portáteis de música exerce sobre essas funções sociais e sobre os modos de ouvir música. Além disso, são relatados alguns aspectos sobre o papel da educação musical frente às novas tecnologias. Para atingir os objetivos propostos neste estudo, foi realizada uma pesquisa de levantamento, ou survey, com a participação de estudantes entre 14 e 18 anos de dois colégios estaduais da cidade de Curitiba, no Estado do Paraná. São discutidos os resultados obtidos no trabalho de campo, apresentando as análises de questionários respondidos pelos próprios participantes. Por fim, são apresentadas reflexões derivadas dos resultados obtidos com a pesquisa.

The present thesis deals with the use of portable music players in teenage musical listening. In order to approach the theme, the history of phonography and portable music players is presented shortly, in addition to a brief reflection about the influence of music players gadgets and the cultural industry in one’s behavior towards music. Remarks about adolescence in a historical and social approach and about rock and roll influence in the adolescence consolidation will also be made. The present essay travels through the social functions of music in the adolescence proposed by Merriam (1994, considering them in a twofold manner: the interpersonal and collective contexts proposed by Palheiros (2006). With that literature review, it is aimed to find evidences about the influence exercised by the use of portable music players over those social functions and over ways of listening to music. Furthermore some aspects of the role of music education are reported forward new technologies. To achieve the goals proposed in this study, a survey has been made with fourteen to eighteen year old students from two state schools in the city of Curitiba, in Paraná state. The results obtained out of the fieldwork are discussed, presenting the questionnaires answered by the subjects. Finally, reflections coming from the results of the survey are presented.

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