A relação professor-aluno: uma abordagem a partir do curso superior de violino em uma universidade brasileira – Amplificar

A relação professor-aluno: uma abordagem a partir do curso superior de violino em uma universidade brasileira

Resumo

Procuramos examinar o relacionamento professor-aluno no Curso de Bacharelado em Música - habilitação em violino, nosso campo de pesquisa é a Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EMUFRJ). Abordam-se múltiplos aspectos relevantes para pesquisa, a saber: 1) os caminhos da formação do estudante de música na graduação, 2) a trajetória de aprendizagem do instrumento até o ingresso na universidade, 3) a atuação profissional no mercado de trabalho carioca e 4) a importância do professor nesse processo. Os principais sujeitos deste trabalho são os estudantes de graduação e professores do curso de bacharlado em música - habilitação em violino da EMUFRJ. A partir da realização de entrevistas com os alunos do curso de violino, foi possível constar um viés autoritário e prescrito na relação professor-aluno, a partir desta observação uma das conclusões deste trabalho salienta que a relação entre professores e alunos no âmbito das aulas de instrumento, tomando-se como base o curso de Bacharelado em Música - habilitação em violino da UFRJ, carece de uma desconstrução deste autoritarismo predominante, que muitas vezes funde e confunde respeito e medo, admiração e submissão. Para tentarmos superar o autoritarismo, sugere-se o diálogo e a troca, fundamentais no binômio aprender-ensinar, conforme observado na pesquisa de campo deste trabalho. Todos os aspectos envolvidos no relacionamento professor-aluno pressupõem uma análise ampla da trajetória do estudante-professor e do estudante-aluno, suas características individuais, a valorização da troca de saberes e reciprocidade. Pensar o ensino superior em música requer a ampliação do espaço da sala de aula, pensando a educação como processo de formação do aluno cidadão e do professor cidadão e também, a contextualização do ensino do instrumento frente às diferenças e singularidades de cada indivíduo.

We aim to examine the teacher-student relationship at the Music Undergraduate Course - major in violin, at the Rio de Janeiro Federal University Music School (Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro - EMUFRJ). It targets multiple research aspects, namely: 1) the ways of forming the student of Music in the undergraduate course, 2) each student’ paths from learning to play the instrument up to the moment to go to university, 3) entrance availability in the Rio de Janeiro labor market, and 4) the importance of the teacher in this process. The main subjects of this work are the undergraduate students and professors of the undergraduate course in Music, major in violin from EMUFRJ. From interviews done with students in the violin course, it was possible to state an authoritative and prescriptive bias in the relation teacher and student. Based on this observation, one of the conclusions of this work highlights that the relation between teachers and students in musical education scenario needs a deconstruction of this predominant authoritarianism, which usually merges respect and fear, admiration and submission, in a messy pattern. In order to overcome authoritarianism, dialogue and relationship are fundamental in learning-teaching binominal, as observed in the field research in this work. All the aspects involved in the relation between teacher and student propose a broad analysis of both student-teacher and student-student relationships, their individual characteristics, the appreciation of the exchange of knowledge, and reciprocity. As a consequence, considerations on the undergraduate course in Music demand to broaden the classroom space, taking education as part of the process of turning the student into a citizen as well as the a teacher, contextualizing the teaching of an instrument front to the differences and similarities of each individual.

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