A recepção do sonorismo polonês por parte dos compositores brasileiros – Amplificar

A recepção do sonorismo polonês por parte dos compositores brasileiros

Resumo

Sonorismo é um estilo musical que surgiu na Polônia no final dos anos 1950 e causou uma mudança fundamental nos valores da hierarquia musical: no lugar da melodia, harmonia, metro e ritmo, o som tornou-se o agente principal. As experiências do sonorismo levaram a descobertas da riqueza de novos valores sonoros. Muitos compositores brasileiros foram influenciados pelo sonorismo, mas este é um assunto que ainda carece de estudo, pois de acordo com as pesquisas há somente um artigo escrito sobre o tema. As principais fontes para esta dissertação foram as entrevistas com Edino Krieger, Marlos Nobre e Harry Crowl. Eles proveram novos dados sobre o tema, possibilitando a conclusão de como os compositores brasileiros entraram em contato com o estilo e de como começaram a utilizá-lo em suas próprias obras.

Sonorism is a musical style that appeared in Poland in the end of 50s. That ensued a fundamental change to the hierarchy of musical values: in place of melody, harmony, meter and rhythm, sound became the main agent. The experiences of sonorism, led to the discovery of new sound values's richness. There are many Brazilian composers that were influenced by the sonorism, but there is still a lack of studies about this subject, according to the research there is just one article written about. The main sources of this work were the interviews with Edino Krieger, Marlos Nobre and Harry Crowl. They provided new data about the theme and just after that it was possible to conclude how the Brazilian composers got to know the style and how they started to use it in theirs own output.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.