A profissionalidade do regente de coros infanto-juvenis em Campo Grande – MS – Amplificar

A profissionalidade do regente de coros infanto-juvenis em Campo Grande – MS

Resumo

Esta pesquisa envolve um estudo sobre a constituição da profissionalidadedos regentes de coros infanto-juvenis da cidade de Campo Grande, Mato Grosso do Sul durante o início profissional na tentativa de compreender de que forma os profissionais atuantes têm articulado os conhecimentos adquiridos durante seu processo formativo com os diferentes contextos em que atuam. A linha teórica foi construída considerando os conceitos de Monteiro (2010), Morgado (2011), Rocha (2012), Lüdke (2004), Teixeira e Leal (2012), Lima et al. (2007), Roldão (2005) e Sacristàn (1999), que compreendem a profissionalidade como tudo que envolve o perfil de uma profissão, onde há uma relação direta entre os aspectos do exercício prático profissional somado às questões de formação e o desenvolvimento de suas qualidades profissionais. Para tanto seguimos o procedimento metodológico apoiado na pesquisa qualitativa pelo método de estudo de casos múltiplos, utilizando um questionário para a realização da coleta de dados iniciais para mapear as características gerais da formação dos regentes da região. A partir dos dados iniciais foram escolhidos cinco regentes de coros infanto-juvenis, atuantes em Campo Grande – MS, para que fossem realizadas entrevistas de aprofundamento. A seleção destes sujeitos foi orientada pelos seguintes critérios: ter o início do exercício profissional em regência infanto-juvenil na cidade de Campo Grande, ter a atuação profissional em coros infanto-juvenis a menos de 10 anos e disponibilidade em contribuir com a pesquisa. Em seguida, são apresentados dados coletados a partir de entrevistas semi-estruturadas onde foram analisadas as principais características destes profissionais e, assim, demonstramos como se dá a constituição de sua profissionalidade. Esta análise foi construída apoiada em três categorias básicas: ação profissional dos regentes corais infanto-juvenis; elementos da profissionalidade; formação profissional e nos mostrou que a profissionalidade desses regentes envolve conhecimentos e habilidades da área musical e do universo docente. Além disso, a opção para a atuação na área de regência veio da necessidade de profissionais pelo mercado de trabalho e os dados mostraram a urgência de um intenso diálogo e intercâmbio entre o processo formativo – especialmente na articulação de conhecimentos entre a universidade e a realidade encontrada no mundo do trabalho.

This research involves a study on the professionalization and on the establishment of professionality of conductors of children and youth choirs in the city of Campo Grande, Mato Grosso do Sul in the beginning professional. The principal aim is to understand how the working professionals have articulated the knowledge acquired during their formative process with the different contexts in which they operate. The theoretical line was built considering the concepts of Monteiro (2010), Morgado (2011), Rocha (2012), Lüdke (2004), Teixeira and Leal (2012), Lima et al. (2007), Roland (2005) and Sacristan (1999), comprising the professionality as everything involving the profile of a profession where there is a direct relationship between the aspects of professional practice exercise added to the training issues and to the development of their professional qualities. We follow the methodological approach supported in qualitative research of a multiple case study. A questionnaire was used to collect data about the general characteristics of the region's choir conductors. With this initial information, five conductors of child and youth choirs of Campo Grande were chosen to make depth interviews. The selection was made using the following criteria: to have initiated their professional child and youth choir conducting in the city of Campo Grande – MS, to have less than ten years of professional experience in child and youth choir conducting and be available to contribute with the research. Following that, the collected data was analysed through three categories: professional action, elements of professionality and professional training. This analysis showed that the professionality of these conductors involves knowledge and skills from the musical and the teacher worlds. Besides that, the option for the choirs conducting was demanded by the labor market and the data showed the urgency of an intense dialogue and exchange between the formative process – especially at the university – and the working reality.

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