A organização do conteúdo de música no componente curricular Arte: dois estudos de caso com professores da rede pública de Educação Básica do DF – Amplificar

A organização do conteúdo de música no componente curricular Arte: dois estudos de caso com professores da rede pública de Educação Básica do DF

Resumo

A presente pesquisa tem como tema a organização do conteúdo de música no componente curricular Arte nas escolas da rede pública de Educação Básica do Distrito Federal – DF. Nessa direção, o objetivo geral foi investigar como professores com formação em nível superior na área de música e aprovados em concurso público têm organizado o conteúdo de música no componente curricular Arte nas escolas da rede pública de ensino. A pesquisa foi realizada com dois professores que atuaram em sala de aula no ano letivo de 2015 e os objetivos específicos consistiram em: verificar quais conteúdos os professores selecionaram para as aulas; analisar como justificaram a seleção dos conteúdos; entender como distribuíram os conteúdos de música nos planos de ensino; identificar que demandas advindas do contexto escolar influenciaram na organização dos conteúdos de música no decorrer do ano letivo. A abordagem teórico-metodológica da investigação foi qualitativa com base nos estudos de Stake (2011) e a estratégia de pesquisa escolhida foi o estudo de caso com base nos estudos de Yin (2005). A fundamentação teórica do trabalho abarcou os estudos Sacristán (2000) e sua proposta de interpretação curricular sendo adotado, mais especificamente, o currículo modelado pelos professores para aprofundar as informações que emergiram da análise dos dados. Os resultados da pesquisa revelaram que a organização dos conteúdos de música no componente curricular Arte ocorreu por meio de um eixo geral de conhecimentos, ou seja, uma seleção de conteúdos aplicados a todas as turmas tais como: conceitos básicos sobre o som e suas propriedades; instrumentos musicais e materiais sonoros de maneira mais ampla; a estruturação musical; gêneros e estilos musicais com diferentes repertórios: popular, erudito, regional e folclórico. As justificativas dos docentes quanto à seleção e distribuição dos conteúdos nos planos de ensino centraram na necessidade de suprir (nos alunos) aquilo que interpretaram ser uma defasagem de conhecimentos sobre a música e suas dimensões. Observado isso, a necessidade de congruir os eixos estruturantes do currículo da SEDF com os dias letivos temáticos do calendário escolar configurou a principal demanda que influenciou na organização dos conteúdos de música no componente curricular Arte.

The present research has as its theme the organization of the content of music in the curricular component Art in schools of the public network of Basic Education of the Federal District - DF. In this direction, the general objective was to investigate how teachers with higher education in the area of music and approved in public competition have organized the content of music in the component Art in schools of the public school system. The research was carried out with two teachers who acted in the classroom in the academic year of 2015 and the specific objectives consisted in: verifying what contents the teachers selected for the classes; Analyze how they justified the selection of contents; Understand how they distributed music content in teaching plans; To identify which demands from the school context influenced the organization of music contents during the school year. The theoretical-methodological approach of the research was qualitative based on the studies of Stake (2011) and the research strategy chosen was the case study based on the studies of Yin (2005). The theoretical basis of the study included the studies Sacristán (2000) and his proposal of curricular interpretation being adopted, more specifically, the curriculum shaped by the teachers to deepen the information that emerged from the analysis of the data. The results of the research revealed that the organization of music contents in the Art curricular component occurred through a general knowledge axis, that is, a selection of contents applied to all classes such as: basic concepts about sound and its properties; Musical instruments and sound materials in a broader way; Musical structuring; Genres and musical styles with different repertoires: popular, erudite, regional and folkloric. The teachers' justifications regarding the selection and distribution of content in the teaching plans focused on the need to supply (in the students) what they interpreted as a lack of knowledge about music and its dimensions. Given this, the need to converge the structural axes of the SEDF curriculum with the thematic days of the school calendar set the main demand that influenced the organization of music contents in the curricular component Art.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.