A oposição na música contemporânea: uma perspectiva composicional baseada nos antônimos – Amplificar

A oposição na música contemporânea: uma perspectiva composicional baseada nos antônimos

Resumo

O propósito desta pesquisa é investigar a utilização de dualidades como agentes de sentido na composição musical contemporânea. A despeito de uma nova tendência de pensamento, que confere à diferença uma autonomia em relação aos sistemas binários, as dualidades continuam mostrando-se importantes na motivação criativa dos compositores de hoje. A trajetória das crises que a música de concerto atravessou a partir do século vinte, é contextualizada tendo a dialética como perspectiva, em um cenário no qual pressões históricas e estéticas são contrabalançadas. Os conceitos de contraste, oposição e conflito são comparados e analisados em função de suas implicações na música. A oposição, por sua identificação com a dialética, é tomada como foco do estudo, tendo a linguística, ou mais especificamente a antonímia, como referencial tipológico. Cinco propriedades opositivas distintas são, ultima e objetivamente, elencadas como estratégias estruturantes na composição de obras de música de câmara, e como referenciais metodológicos para a investigação de trechos e obras da literatura musical contemporânea, que se valem de ideias em oposição.

The purpose of this work is to investigate the use of dualities as agents of meaning in contemporary musical composition. Despite a new tendency of thought, which sets difference autonomous from binary systems, dualities remain as important motivational assets in composer‟s creativity today. The trajectory of the many crises into which concert music has gone through since the twentieth century is contextualized, taking dialectics as perspective, on a scenery in which historical and aesthetic pressures are counterbalanced. The concepts of contrast, opposition and conflict are compared and analyzed through its musical implications. Opposition, for its identification with dialectics, is taken as the focus of the study, having linguistics, or more specifically antonymy, as a typological referential. Five distinct oppositive properties are, ultimately and objectively, listed as structural strategies in the composition of chamber music works, and as methodological referentials for investigating excerpts and works of contemporary musical literature, which rely on opposing ideas.

Le but de cette recherche est d'étudier l'utilisation des dualités comme agents de sens dans la composition musicale contemporaine. Malgré une nouvelle tendance de la pensée, qui donne a la différence, autonomie par rapport aux systèmes binaires, les dualités restent toujours importantes dans la motivation créative du compositeur d'aujourd'hui. La trajectoire des crises que la musique de concert a traversé depuis le vingtième siècle est contextualisée ayant la dialectique comme perspective, dans un scénario où les pressions historiques et esthétiques sont compensées. Les concepts de contraste, opposition et conflit sont comparées et analysées en fonction de leurs implications dans la musique. L'opposition, pour son identification avec la dialectique, est considéré comme le centre de l'étude, ayant la linguistique, ou plus précisément, l'antonymie comme référentiel typologique. Cinq propriétés opposées distinctes sont, finalement et objectivement, listés comme stratégies structurelles dans la composition d'oeuvres de musique de chambre, et comme méthodologies référentiels pour enquêter sur des extraits et des oeuvres de la littérature musicale contemporaine, qui reposent sur des idées en opposition.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.