A indústria fonográfica como mediadora entre a música e a sociedade – Amplificar

A indústria fonográfica como mediadora entre a música e a sociedade

Resumo

Desde seu estabelecimento, a indústria fonográfica modificou o modelo de produção musical e a relação entre a sociedade e sua música. A partir do século XX, o mercado de música gravada se estabeleceu nas sociedades industrializadas como sinônimo de progresso e se tornou referência para a produção de música popular. O presente trabalho aborda historicamente as mediações estabelecidas com o desenvolvimento da indústria fonográfica desde o surgimento dos aparelhos de fixação do som até a recente estagnação do mercado de música. Para isso, são descritos os processos de desenvolvimento dos principais equipamentos de gravação e reprodução do som e como estes interferiram na produção musical incluindo algumas implicações estéticas na música. São analisadas informações sobre política e economia do mercado de música brasileiro, principalmente a partir da segunda metade do século XX, para descrever o processo de consolidação da indústria no Brasil. São descritos as cadeias, os processos da indústria fonográfica em comparação com os demais segmentos industriais. Por fim, utilizando de conceitos da Escola de Frankfurt é feita uma reflexão sobre a relação do consumo de música, a dicotomia entre música como produto e música como obra de arte, como identidade de um povo, e como um produto comercializável e necessário para manutenção do sistema econômico do qual a indústria fonográfica é parte.

Since its establishment the music industry has changed the model of music production and the relationship between society and its music. From the twentieth century, the recorded music marked was established in industrialized societies as a synonym of progress and has become a reference for the production of popular music. This study approaches historical mediations established with the development of the music industry since the emergence of sound recording until the recent stagnation of the music market. The development processes of the main equipments for sound recording and reproduction is and how they interfere in the music production, including some music aesthetic implications. Information about politics and economics of Brazilian music market are analyzed, mainly from the second half of the twentieth century, intending to describe the process of industry consolidation in Brazil. Chains are described, the processes of the music industry compared to other industries.Finally, using the concepts of the Frankfurt School a reflection in made about the relationship of music consumption, the dichotomy between music and music as a product as a work of art, as the identity of a people, and as a marketable product and required for maintenance economic system which is part of the music industry.

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