A estética vocal de cantoras paraibanas: Marinês, Cátia de França e Elba Ramalho – Amplificar

A estética vocal de cantoras paraibanas: Marinês, Cátia de França e Elba Ramalho

Resumo

Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa que buscou compreender aspectos fundamentais definidores da estética vocal na expressão musical de cantoras da Paraíba, contemplando especificamente três intérpretes do Estado de grande destaque local, regional e nacional, quais sejam: Marinês, Elba Ramalho e Cátia de França. O estudo foi realizado a partir de perspectivas da área de etnomusicologia e de outros campos afins ao foco do estudo. A base metodológica da pesquisa abrangeu pesquisa bibliográfica, pesquisa sonoro-documental, observação participante e entrevistas semi-estruturadas, bem como instrumentos de organização e análise dos dados que pudessem propiciar uma leitura abrangente e contextualizada da realidade investigada. A partir da pesquisa realizada e das discussões e análises concretizadas ao longo da dissertação ficou evidente que a estética vocal de cada cantora é definida a partir da inter-relação de diversos aspectos ligados às dimensões fisiológicas e técnicas da voz; ao uso de recursos tecnológicos de gravação, efeitos e amplificação vocal; e às influências e bases culturais em geral que marcam a trajetória das três cantoras estudadas.

This paper presents the research results who try to comprehend fundamental definitions aspects of vocal esthetics in musical expressions of Paraíba´s female singers, specifically focused at three state musicians with local, regional and national recognition, they are: Marinês, Elba Ramalho and Cátia de França. This work was based with views of ethnomusicology and related fields. The methodological research evolved bibliographical research, record, sound, documental research, participative observation and half-structured interviews, as well data analysis and organization resources which could generate a clear, wide and contextualized view of the researched reality. Based on the research realized, the discussions and analysis done throw the paper became evident that the vocal esthetics of each singer was defined by the inter-relation of multiple aspects linked to physiological dimensions and voice techniques, to the use of recording technological resources, voice effects and amplifications and to cultural background in general that point the history of each female singer studied.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.