A escrita pianística de Gilberto Mendes a partir de 1980 – Amplificar

A escrita pianística de Gilberto Mendes a partir de 1980

Resumo

Esta tese aborda a obra pianística de Gilberto Mendes (Santos, 1922) desde o ano de 1980 até 2008, data de sua última obra para piano solo até o momento de finalização deste trabalho. Foram utilizadas diversas estratégias de análise, visando principalmente questões interpretativas. Também se buscou elaborar um registro de técnicas e recursos composicionais empregados pelo compositor tanto em suas fases iniciais como em obras da maturidade. Quanto à questão da escrita pianística, procurou-se observar em detalhe as articulações entre seu estilo pessoal e a linguagem específica do piano. Ao final, são analisadas duas obras – Vento Noroeste, de 1982 e Village Passepied, de 1999, em busca de uma evidenciação dos dados levantados e um maior entendimento dos elementos do estilo pianístico e da linguagem composicional deste importante artista brasileiro.

This thesis approaches the piano works of Gilberto Mendes (Santos, 1922) composed between 1980 and 2008, year of his last piano piece at the time of writing. Various analysis strategies were used in order to gather interpretative issues. An attempt is made to enumerate the techniques and compositional resources used by the composer, both in his initial phases and mature works. As for the pianistic writing, we try to observe in detail the articulation between his personal style and the specific language of the piano. At the end, two works are analysed: Vento Noroeste, from 1982, and Village Passepied, from 1999, seeking a better understanding of the elements of this important Brazilian artist's pianistic style and compositional language.

Cette thèse porte sur l'oeuvre pianistique de Gilberto Mendes (Santos, 1922) appartenant à la période 1980 et 2008, année de l'apparition de sa dernière oeuvre pour piano seul jusqu'au moment de la conclusion de cet travail. Nous avons utilisé plusieurs stratégies d'analyse, en considerant principalement des questions interprétatives. Nous avons également cherché à développer un registre des techniques de composition et des ressources utilisées par le compositeur tant au début que dans les oeuvres de la maturité. Sur la question de l'écriture pianistique, ont a cherché à observer en détail les liens entre son style personnel et le langage spécifique du piano. Vers la fin, nous analysons deux oeuvres – Vento Noroeste, 1982 e Village Passepied, 1999, en essayant de mettre en évidence les donnes collectées et faire ainsi compréhensible les éléments du style pianistique et du language compositive de cet important artiste brésilien.

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