A educação musical de crianças com Síndrome de Down em um contexto de interação social – Amplificar

A educação musical de crianças com Síndrome de Down em um contexto de interação social

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo o estudo da aprendizagem musical de crianças com Síndrome de Down, em um contexto de interação social. Tendo como delineamento metodológico a pesquisa-ação, foram realizadas dez aulas de musicalização, com duração de 30 minutos cada uma. Os participantes, um grupo formado por seis crianças com Síndrome de Down, de idade entre seis e sete anos eram alunos de uma escola de Educação Especial da cidade de Curitiba, Paraná. Os dados obtidos a partir destes encontros foram interpretados com base nas concepções teóricas na área da Educação Musical, na perspectiva histórico-cultural proposta por Lev S. Vigotski, somados às análises da pesquisadora/professora. Os resultados da presente pesquisa apontam que as crianças utilizaram canais não-verbais de comunicação para expressarem-se durante as aulas de música, propiciados, sobretudo, pelo ambiente de interação social criado entre o grupo.

The present study had as goal the investigation of music learning by children with Down syndrome, in a context of social interaction. An action-research project was devised, in which ten music classes were given, each lasting approximately 30 minutes. Participants were six children with Down syndrome who attended a special education class, in the city of Curitiba, PR. All classes were videotaped, and the data were categorized and interpreted according to theories of music education and to Vygotsky’s sociocultural theory, in addition to the analysis by the researcher/teacher. The results of the present research indicate that the children used non-verbal channels of communication to express themselves during the musical classes, favoured, mainly, by the environment of social interaction generated among the group.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.