A compreensão musical da criança: o desenvolvimento das noções de simultaneidade e de igualdade de durações – Amplificar

A compreensão musical da criança: o desenvolvimento das noções de simultaneidade e de igualdade de durações

Resumo

A música é a arte dos sons organizados no tempo. Para que ela seja compreendida é preciso, dentre outras coisas, que se compreenda sua organização temporal. Neste trabalho foram abordados dois aspectos temporais da música: a simultaneidade e a igualdade de durações, no intuito de verificar como a criança desenvolve a compreensão de ambos. Esta pesquisa teve como objetivos identificar as etapas do desenvolvimento da compreensão da simultaneidade e da igualdade de durações em música; identificar graças a quais estruturas cognitivas acontece esse desenvolvimento; e identificar como a compreensão da simultaneidade e da igualdade de durações se desenvolve a partir do fazer musical. Essas questões foram respondidas por meio da revisão da obra de Piaget, e da transposição dos conceitos desse autor para o campo da Cognição Musical (o pesquisador suíço nunca estudou o desenvolvimento musical da criança). Este trabalho ainda envolveu um estudo do pensamento musical infantil, realizado através do método clínico piagetiano. Os experimentos realizados envolveram a execução musical em conjunto de um pequeno trecho musical composto de duas vozes (ou duas melodias diferentes), e a realização de uma entrevista semi estruturada sobre o que foi executado. Os participantes desta pesquisa foram 16 crianças de 5 a 9 anos de idade que, de modo geral, nunca haviam participado de aulas de música. A análise dos dados coletados junto a esse grupo permitiu a observação de que o desenvolvimento da simultaneidade e da igualdade de durações em música ocorreu do mesmo modo como apontado pela teoria piagetiana: em três etapas, durante as quais a criança parte do não reconhecimento de ambas, passa ao reconhecimento parcial ou gradual, até atingir, por fim, a compreensão completa desses dois aspectos temporais. Esse desenvolvimento em três etapas ocorre, principalmente, graças à evolução do pensamento infantil, e não propriamente graças a transformações na percepção da criança. Ainda observou-se que é a partir do "fazer" musical - da execução musical - que as crianças desenvolvem a compreensão da simultaneidade e da igualdade de durações em música. De acordo com a teoria piagetiana, a ação, inicialmente física e depois mental, faz com que a criança se lance sobre o mundo. Através dela a criança passa a conhecer e a compreender, pouco a pouco, aquilo que a cerca, inclusive a música.

Music is the art of sounds organized into the time. To be understood, dispite other things, it's temporal organization needs to be comprehended. In this research, two temporal aspects of music was addressed: the simultaneity and the equality of durations, in order to ascertain how the child develops an understanding of both of them. The goals of that research was to identify the stages of development of the comprehension of simultaneity and equality of durations in music; to identify the cognitive structures responsable for that development; and to identify how the comprehension of simultaneity and equality of durations is developed from the musical practice. Those questions was discussed through a review of Piaget's work, and through the transposition of piagetian concepts to the Musical Cognition (Piaget has never studied the musical development of the child). This research also envolved a study of the musical thought of the child, realized through the piagetian clinical method. The experiments involved a musical performance of a small piece of music composed for two “voices” (or two different tunes), and the realization of a semi-structured interview about the musical performance. The subjects were 16 children, 5 to 9 years old, that have never participated in music classes. The analysis of data showed that the development of simultaneity and equality of durations in music occured in the same way pointed by Piaget: through three stages, during wich the child starts by don't recognizing both of them, goes through a partialy recognition and, finally, develops the complete recognition of both temporal aspects. That three stages of development happens according to the development of child's thought, and not properly according transformations in child's perception. Although it was observed that it is from the musical action – the musical performance - that the children develop an understanding of the simultaneity and of the equality of durations in music. According to the piagetian theory, the actions allows the child to know and to comprehend, little by little, the things around him, including the music.

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