A composição como metassistema musical: princípios e aplicação considerando-se o caminho dos nomes-almas guarani – Amplificar

A composição como metassistema musical: princípios e aplicação considerando-se o caminho dos nomes-almas guarani

Resumo

Este trabalho propõe a abordagem da composiçao musical como metassistema, com base, principalmente, nos conceitos de sistema de Edgar Morin e de dialogia de Mikhail Bakhtin. Propõe também, como exemplo de aplicação destes conceitos e como fonte geradora da composição presente neste trabalho, a utilização de uma narrativa mítica dos índios guarani. Para a elaboração desta proposta, apresento, inicialmente, algumas considerações sobre os fundamentos teóricos da pesquisa para, em seguida, abordar a composição musical por meio de uma concepção sistêmica, de modo a possibilitar reflexões relacionadas ao compositor, composição e cultura, aqui considerados como sistemas distintos e integrantes do metassistema musical. Analiso também as interações entre estes sistemas e suas implicações quando da elaboração da composição, utilizando-me, para isto, da interpretação geométrica de uma narrativa mítica guarani, relacionada ao trajeto celeste percorrido pelos nomes-almas quando do ritual de atribuição de nomes (nimongaraí). Finalizo sugerindo alguns temas para aprofundamento das questões apresentadas neste trabalho

Based on concepts of System (Edgar Morin) and Dialogism (Mikhail Bakhtin), this work aims to analyze musical composition as a meta-system. Following these concepts, a Guarani mythic narrative is taken to exemplify their applications and also figures as the main source of the composition present here. For this proposal, I make, initially, some considerations about theoretical bases here accepted. After that I approach musical composition as a systemic conception trying to establish possible relations on composer, composition and culture, considering all of them as distinct systems and parts of musical meta-system. I also analyze interactions of these systems and implications on composition processes, applying the geometric comprehension of a Guarani Mythic Narrative related to the sky path of “soul-names” which is drawn during a naming ritual (nimongaraí). I finish suggesting some subjects for deepening questions presented in this work.

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