A ceia dos cardeais, poema lírico em 1 ato, ópera de Arthur Iberê de Lemos: crítica e dados biográficos do compositor – Amplificar

A ceia dos cardeais, poema lírico em 1 ato, ópera de Arthur Iberê de Lemos: crítica e dados biográficos do compositor

Resumo

A ópera A Ceia dos Cardeais, de Arthur Iberê de Lemos (1901 - 1967) teve sua estréia em Belo Horizonte, em 1963. O texto poético da ópera utiliza quase a totalidade do texto da obra homônima do escritor português Julio Dantas, se caracterizando como um estudo reflexivo sobre a brevidade da vida, sobre o amor e a essência leve e frágil da existência. A partir do estudo da ópera em questão, esta pesquisa intenta resgatar o nome do compositor, prolífico em criações musicais, especialmente na formação para canto e piano, e ainda resgatar a ópera A Ceia dos Cardeais, para que ela esteja disponível para estudos e performance.

The opera A Ceia dos Cardeais, composed by Arthur Iberê de Lemos (1901 - 1967) premiered in Belo Horizonte, Brazil, in 1963. The poetic text is almost entirely taken from the homonymous literary work of the Portuguese author Julio Dantas. The literary content is characterized as reflexive study of the life's brevity, of love, and light and fragile essence of existence. From the study of A Ceia dos Cardeais, this research intends to revive the name of an artist who was very fruitful as a composer, in particular as an art song composer, as well as make his opera A Ceia dos Cardeais available for a performance.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.