A aprendizagem de três produtores de música eletrônica de pista: a interação na pista, no ciberespaço e o envolvimento com as tecnologias musicais de produção – Amplificar

A aprendizagem de três produtores de música eletrônica de pista: a interação na pista, no ciberespaço e o envolvimento com as tecnologias musicais de produção

Resumo

Esta pesquisa trata do processo de aprendizado de três produtores de música eletrônica de pista (MEP), pertencentes à cena underground de Brasília e DJs residentes do 5uinto, uma festa eletrônica que ocorre semanalmente na cidade. A partir do estudo da literatura verificou-se que os ambientes de interação do produtor de MEP são a pista e o ciberespaço e que estes estão cercados de tecnologias de produção musical. Em torno desta temática buscamos compreender como se dá o processo de aprendizado destes produtores. A metodologia escolhida foi o estudo multicaso etnográfico, tendo como ambientes de observação o 5uinto e os sites de relacionamentos sociais em que os produtores estão inseridos. Os instrumentos de coleta foram: entrevista reflexiva, análise de documentos netnográficos e observação. Percebeu-se que os três produtores construíram seu conhecimento de forma autônoma, trocando experiência entre pares, buscando informações no ciberespaço (em lojas, nos sites de relacionamento, em sites informacionais e com trocas de arquivos), na pista (como freqüentador ou como DJ) e fazendo uso das tecnologias de produção para aprender a produzir. Na pista o produtor interage tanto como DJ como quanto freqüentador e essas experiências são momentos de análise e de ampliação de repertório, onde ele percebe a reação da pista aos elementos sonoros da música e busca compreender a melhor maneira de compor para esse contexto. O produtor utiliza o ciberespaço para divulgar seu trabalho, comprar músicas, pesquisar, trocar informações e receber feed back de suas produções. Sua escuta é ativa, buscando reconhecer estilos, timbres, formas e construções de sets. Através do ciberespaço fomentam a cena, trocam informações e músicas, ampliam seu conhecimento e estabelecem relações entre outros produtores, DJs e freqüentadores da cena. O envolvimento com as tecnologias de produção é fundamental para a construção do conhecimento desses produtores, os softwares e o computador são as ferramentas utilizadas para construir sua música, e conforme entendem a lógica do programa, conseguem produzir melhor. Seu conhecimento é construído no fazer, durante a manipulação sonora, deixando-se guiar pela escuta, o produtor constrói sua música, a avalia e modifica se necessário, em um processo dinâmico de produção e aprendizado.

This research is about the learning process of three electronic music producer of dance floor (DFEM), these belong the underground scene of Brasilia and DJs a electronic party, its take place every week in town. After literature studying that has happened the producer interaction environment of DFEM are the dance floor and the cyberspace whose are fence by musical production technology. Around this theme we are looking for to understand how those producers to get the learning process. The ethnographic cases study were the methodology chosen, where the observation environment is the "5uinto" and the social network sites are the producers in. The gathering tools are mulled interview, the netnographics documents assays and observation. It has been recognized the knowledge of the producer were built by themselves changing experiences between their counterparts looking for information in the cyberspace (at stores, social network sites, sites for information and exchange file, on the dance floor (like a partygoer or a DJ) and using those production technology to learn to produce. On the dance floor the producer interact as a DJ as a partygoer and these experiences are the moments to analysis and to enhance the repertoire where he notices the dance floor reaction to resounding elements of music and looking for to understand the best way to compose to this context. The cyberspace is used by the producer to publicize his work, to buy music, to research, to change information and to receive his production feedback. Considering they need to looking for to recognize style, timbres, forms, sets constructions their listening must be active. Through the cyberspace they change information and music, enlarge their knowledge and set up relation with others producer, DJs and regular visitors. With this in mind the computer, the software and the products technology involved are tools essential to producers building their knowledge, and their music , so that their understand the logic program as better they can produce. Their knowledge is building as they do sound manipulate let them to guide by listening as a result they are building their music consider and modify if it is necessary in a dynamic process of production and learning.

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