Dissertação de Mestrado, UFRJ, 2013

A aprendizagem de música através da internet: uma pesquisa empírica em educação musical a distância em universidades do Brasil

Esta dissertação tem como objetivo delinear um panorama do atual ensino da música no Brasil em instituições de nível superior, envolvendo estudantes que utilizam a internet como meio de aprendizagem no contexto da educação a distância (EAD) e de que forma os alunos percebem essa aprendizagem. Por meio de pesquisa empírica, foram entrevistados alunos envolvidos com a EAD, além da observação como aluno de Licenciatura em Música a distância. Para a realização da pesquisa, (1) foi feita observação participante como aluno nas disciplinas “Teclado”, “Música e EAD” e “Percepção Musical” em duas universidades públicas ligadas à Universidade Aberta do Brasil (UAB); (2) foram entrevistados alguns alunos através de entrevista mediada por formulário eletrônico e (3) alunos participaram de entrevista semi-estruturada nos polos presenciais. O referencial teórico inicial para a pesquisa constitui-se das contribuições de Michael Moore (Teoria da distância transacional), Pierre Levy (Cibercultura e música tecno), Keith Swanwick (Conhecimento de primeira e segunda mão), Daniel Mill (quatro elementos necessários à educação) e Daniel Gohn (aprendizagem de percussão através de ambiente virtual de aprendizagem). A pesquisa envolve questões sobre estrutura da EAD e modos de transmissão musical, discutindo como ocorre a aprendizagem de Música mediada pelas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) nas suas diversas possibilidades, de acordo com as disciplinas de cunho prático e teórico.

This research aims to draw a panorama of the current teaching of music in Brazil among Higher Education institutions, involving students using the Internet as theyr primary way of learning in the context of online distance learning (ODL) and how the students percene that learning. Through ethnographic research, students involved with the ODL were interviewed, observation as a distance student of Music Degree. For this research realization, (1) participative observation will be made as a student in the disciplines "Keyboard ", "ODL and Music" and "Ear Training" of two public universities linked to the Open University of Brazil (UAB); (2) some students were interviewed via electronic form and; (3) students participate in semi-structured interviews at the regional centers. The theoretical initial research constitutes the contributions of Michael Moore (Theory of transactional distance), Pierre Levy (Cyberculture and tecno music), Keith Swanwick Model (CLASP), Daniel Mill (four elements necessary for education) and Daniel Gohn (learning of percussion through environment virtual learning). The research involves questions about the ODL and structure and modes of transmission of musical knowledge, discussing how music learning takes place mediated by Information and Communication Technologies (ICT’s) in their different possibilities, according to the practical and theoretical disciplines

CategoriaUFRJ
Ano
Por
IdiomaPortuguês
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TipoDissertação de Mestrado
CódigoUFRJ2013D14
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