“Flor do meu coração” – Uma análise etnomusicológica dos hinos do Santo Daime na igreja Céu do Paraná – Amplificar

“Flor do meu coração” – Uma análise etnomusicológica dos hinos do Santo Daime na igreja Céu do Paraná

Resumo

Esta dissertação apresenta análise etnomusicológica do hinário "Flor do meu coração". Os hinos que compõem este hinário são atribuídos ao dirigente da igreja Céu do Paraná - primeira igreja do culto Santo Daime filiada ao Centro Eclético da Fluente Luz Universal Raimundo Irineu Serra (CEFLURIS) no Estado do Paraná. A igreja Céu do Paraná está localizada no distrito de Bateias, município de Campo Largo, na região metropolitana de Curitiba. Com o objetivo de compreender como o hinário "Flor do meu coração" contribui para a disseminação da doutrina do Santo Daime para os membros da igreja Céu do Paraná, foi realizada análise etnomusicológica dos 20 hinos que compõem o hinário "Flor do meu coração". Uma contextualização histórico-cultural foi realizada em paralelo com considerações sobre os hinários de quatro precursores do culto Santo Daime/CEFLURIS. Foram realizadas observações de campo de cerimônias religiosas da igreja. Também foram realizadas entrevistas com o dirigente e com participantes que integram a prática musical da igreja. A partir destas fontes, as melodias e as letras dos 20 hinos foram analisadas junto ao contexto da prática musical. Considerou-se que os hinos do hinário "Flor do meu coração" reafirmam os ensinamentos dos precursores do culto Santo Daime nos aspectos analisados.

This dissertation presents ethnomusicological analysis of the hymnal titled "Flor do meu coração". The hymns that are part of this hymnal are attributed to the Céu do Paraná - first church affiliated with the Centro Eclético da Fluente Luz Universal Raimundo Irineu Serra (CEFLURIS) in Paraná - church’s leader. The Céu do Paraná church is located in the district of Bateias, Campo Largo city, in Curitiba’s metropolitan region. In order to understand how the hymnal "Flor do meu coração" contributes to spread the Santo Daime doctrine to the members of the Céu do Paraná church, an ethnomusicological analysis of 20 hymns that make up the hymnal "Flor do meu coração" was performed. A historical survey was conducted in parallel with considerations about four Santo Daime/CEFLURIS cult precursors hymnals. Field observations of Céu do Paraná church religious ceremonies were performed. Interviews with the church leader and participants in the church’s musical practice were also performed. From these sources, melodies and lyrics of the 20 hymns were analyzed with the context of the musical practice. It was considered that the hymns from the hymnal "Flor do meu coração" reaffirm the teachings of Santo Daime cult precursors in the aspects analyzed.

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