Cultura Participativa e Educação Musical: construção de um referencial teórico – Amplificar

Cultura Participativa e Educação Musical: construção de um referencial teórico

Resumo

O presente texto tem como objetivo apresentar o conceito de cultura participativa (JENKINS, 2006) na construção do referencial teórico de uma pesquisa de doutorado em andamento, na área de Educação Musical. A pesquisa tem como foco a cultura participativa na formação e atuação de produtores musicais independentes e encontra-se na segunda fase de coleta de dados. O recorte trazido neste trabalho compreende estudos desenvolvidos e em desenvolvimento nas áreas de mídia-educação e de educação musical que se utilizam deste conceito e as possibilidades de análise dos dados empíricos a partir deste referencial. Nesse sentido, os estudos sobre cultura participativa possibilitam problematizar aspectos como: autoria; aprendizagem musical entre pares que se estendem nas relações presenciais/virtuais; possibilidades de maior participação nas mídias; formatos de produção e divulgação musical em rede. Tais aspectos possibilitam compreender os processos de aprendizagem musical e midiática que estão imbricados nessas práticas de produção musical que se fortalecem na cibercultura e as suas contribuições para o ensino e aprendizagem musical no contexto da cultura participativa.

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