O Amplificar está com novo layout. Se você encontrar algum problema, por favor entre em contato.
Criação e performance em sala de aula: uma experiência musical com alunos do projeto “Entrelaçando”
Comunicação oral, Congresso da ANPPOM, 2016

Criação e performance em sala de aula: uma experiência musical com alunos do projeto “Entrelaçando”

Por: Davidson Furtado Moreira, Luana Dias, Marcos Paulo de Souza
Palavras-chave: Educação musical, Jovens, Paisagem sonora

O presente artigo relata a experiência de dois bolsitas do Projeto Pibid de Educação Musical, no contexto de uma escola pública de Belo Horizonte, com duas turmas do projeto “Entrelaçando”, criado pela Secretária Municipal de Educação para atender alunos com defasagem em relação à idade/ano escolar com faixa etária entre 11 e 14 anos. As ações foram fundamentadas no conceito de apreciação musical ativa (SCHAFER, 1997), considerando o contexto e as individualides do público juvenil (ARROYO, 2007). Dentre os resultados destacam-se o envolvimento dos alunos nas atividades de criação, apreciação e performance (SWANWICK;FRANÇA, 2002), além do fortalecimento do protagonismo juvenil alcançado por meio das atividades musicais desenvolvidas na escola.

Creation and Performance in the Classroom: A musical Experience with Project “Entrelaçando” Students

This article relates the experience of two scholarships Pibid, project of Musical education in the context of a public school in Belo Horizonte, with two classes of the project “Entrelaçando”, created by the Municipal Secretary of Education to support students with school year gap compared to age, aged between 11 and 14 years old. The actions were based on the concept of active listening (SCHAFER, 1997), considering the context and the public individualities (ARROYO, 2007).Among the results are the students, involvement in the activities of creation, assessment and performance (SWANWICK;FRANÇA, 2002), in addition to the strengthening of youth protagonism reached by means of the musical developments in school activities.

CategoriaCongresso da ANPPOM
Ano
Por
IdiomaPortuguês
Link
TipoComunicação oral
CódigoANPPOM2016C49
Notificar ao Amplificar que este texto não está disponível (ANPPOM2016C49)