Canto falado no samba e na bossa nova: um estudo de aspectos da relação entre texto e música
Artigo em periódico, Música Hodie, 2017

Canto falado no samba e na bossa nova: um estudo de aspectos da relação entre texto e música

Por: Gabriela Ricci
Palavras-chave: Canto popular, Música popular, Música brasileira, Fonologia, Análise prosódica

Este artigo apresenta desenvolvimento e resultados da pesquisa de mestrado Samba e bossa nova: um estudo de aspectos da relação texto-música. O objetivo da pesquisa foi buscar, em gravações de samba e bossa nova, elementos linguísticos que caracterizassem o "canto falado", ou seja, o canto no limiar da fala, tendo como base teórica a fonologia prosódica. Selecionamos três canções de cada gênero, nas quais foram analisados: locais em que os intérpretes inseriram pausas em comparação com locais de segmentações fonológicas relevantes para o português brasileiro; acentuação lexical e sua relação com o acúmulo de acentos musicais – tom, duração e tempo métrico –; alinhamento entre melodia, letra e rítmica do acompanhamento instrumental. Os resultados mostraram que os aspectos analisados relacionam-se de maneira a colaborar para a manutenção da prosódia do português brasileiro no canto popular.

Spoken song in samba and in bossa nova: some aspects from the relationship between text and music

This paper presents the development and the results from the master degree research Samba and Bossa Nova: a study of aspects of the music-text relationship. The aim of the research was search, in recordings of samba and Bossa Nova, linguistic elements that characterize the “spoken song”, i.e., the singing at the threshold of speech, having as theoretical base the prosodic phonology. Three songs of each music style were selected so the following aspects could be analyzed: stops executed by singers in comparison with the phonological segmentations relevant to Brazilian Portuguese; lexical stress and its relationship with the accumulation of musical accents – pitch, duration and metric position; alignment between melody, lyrics and and rhythm of instrumental accompaniment. The results showed that the aspects analyzed are related in such a way as to contribute to the maintenance of Brazilian Portuguese prosody in popular singing.

CategoriaMúsica Hodie
Ano
Por
IdiomaPortuguês
Link
TipoArtigo em periódico
CódigoHODIE2017V17N1A3
Notificar ao Amplificar que este texto não está disponível (HODIE2017V17N1A3)