Autoria das aulas de música do "Espaço da Aula" no Portal do Professor-MEC
Comunicação oral, Congresso Nacional da ABEM, 2015

Autoria das aulas de música do "Espaço da Aula" no Portal do Professor-MEC

Por: María Débora Ortiz Rodriguez
Palavras-chave: Aula de música, Ensino médio, Portal do Professor, Recursos educacionais abertos

No ensino e aprendizagem da música mediada pelas Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação (NTICs) tem surgido novas inquietações e experiências. Com relação à Educação básica se destacam como inovações os Recursos Educacionais Abertos (REA) e dentro desses o Portal do Professor do Ministério de Educação (MEC), esse disponibiliza dentre outros, aulas de música. Neste cenário a pesquisa objetivou descrever e analisar as aulas de música disponibilizadas no “Espaço da Aula” do Portal do Professor, identificando: autoria e coautoria; como são planejadas: quais conteúdos, objetivos, atividades, recursos e avaliação são utilizados; e as concepções que orientam as propostas. A metodologia de pesquisa adotou uma abordagem quali-quantitativa de Análise Documental. A pesquisa demonstrou que o Portal é pouco usado pelos professores para a produção de aulas de música. Nas aulas de música analisadas, o uso das NTICs apresentou-se como uma ferramenta de apoio para atividades e pouca exploração como recurso músico pedagógico. A análise dos autores das aulas de música disponibilizadas no Portal demonstrou preocupação com atividades e conteúdos que incluíram produção musical e contextualização social das práticas musicais. As aulas analisadas revelaram as concepções dos autores e coautores sobre a Educação Musical Escolar e a importância de se reconhecer o professor como produtor e disseminador de conhecimento pedagógico musical. Este trabalho de comunicação apresenta um recorte da pesquisa focada na autoria das aulas de música do “Espaço da Aula” no Portal do Professor-MEC.

CategoriaCongresso Nacional da ABEM
Ano
Por
IdiomaPortuguês
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TipoComunicação oral
CódigoABEM2015C247
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