Aspectos da circulação do repertório brasileiro de Música de Câmara e seu ensino na Universidade através da análise de “Vivaldia MXMLXXV” de Jorge Antunes e “Três Cenas Brasileiras” de Dimitri Cervo – Amplificar

Aspectos da circulação do repertório brasileiro de Música de Câmara e seu ensino na Universidade através da análise de “Vivaldia MXMLXXV” de Jorge Antunes e “Três Cenas Brasileiras” de Dimitri Cervo

Resumo

Este artigo visa primeiramente mapear os aspectos que influenciam a produção e divulgação da música de câmara brasileira e sua relação com as políticas públicas. Em seguida, utiliza duas peças como exemplo da aplicação de metodologias do ensino de Artes Cênicas no ensino desse repertório. Partindo de declarações de compositores à frente de organizações de apoio à música brasileira contemporânea, como Edino Krieger (ex diretor da Rádio MEC, ex presidente da FUNARTE, organizador das Bienais de Música Contemporânea e membro da Academia Brasileira de Música) e Harry Crowl (ex-presidente da Sociedade Brasileira de Música Contemporânea- SBMC), e justapondo-as às diretrizes enunciadas no Plano Nacional de Cultura de 2006, pesquisou-se o repertório veiculado nas emissoras de rádio e tocado nas principais orquestras do país e fez-se uma compilação dos editais dos concursos de composição e Bienais de Música Contemporânea mais recentes. Citamos as principais editoras, gravadoras e bibliotecas responsáveis pela edição e preservação de partituras e gravações. Entrevistas com o compositor Martin Herraiz e o oboísta Luis Carlos Justi, professor da UNIRIO, fornecem material para a discussão dos aspectos que dificultam a divulgação da música brasileira. Incluímos duas peças de música de câmara que utilizam o oboé e o corne inglês: “Três Cenas Brasileiras” de Dimitri Cervo e “Vivaldia MCMLXXV” de Jorge Antunes. A análise interpretativa dessas peças, de propostas estéticas muito diferentes, é o ponto de partida para a aplicação de metodologias do ensino das Artes Cênicas, como jogos e exercícios corporais, para o ensino desse repertório na universidade. Com isso pretende-se sinalizar um caminho eficiente para a popularização e sobrevivência do repertório brasileiro de música de câmara.

Aspects of the Circulation of Brazilian Chamber Music Repertoire and its Teaching at the University through the Analysis of “Vivaldia MXMLXXV” by Jorge Antunes and “Three Brazilian Landscapes” by Dimitri Cervo

This article plans primarily to map the aspects that affect the production and divulgation of Brazilian chamber music and their relation with the public policies. At the end, it uses two works as an example of the application of methodologies of the Performing Arts to teach this repertoire. We begin with speeches by two composers who were linked with institutions that stimulated Brazilian contemporary music - Edino Krieger (former director of Rádio MEC, former president of Funarte, organizer of the Bienals of Brazilian contemporary music and member of Brazilian Academy of Music) and Harry Crowl ( former president of Brazilian Society of Contemporary Music - SBMC). Facing the proposals enunciated by the Plano Nacional de Cultura of 2006, one has researched the repertoire played at the different radios and orchestras of Brazil and gone through the edicts from the composition competitions and of the most recent Bienals of contemporary music. We cited the main editors, recording companies and libraries responsible by the edition and preservation of scores and recordings. Interviews with the composer Martin Herraiz and the oboe player Luis Carlos Justi, professor at UNIRIO, give material for the discussion of the aspects which trouble the divulgation of Brazilian music. We have included two works of chamber music that use the oboe and the English horn: “Three Brazilian Landscapes” by Dimitri Cervo and “Vivaldia MCMLXXV” by Jorge Antunes. The performance-oriented analysis of these pieces of very different esthetic proposals is the starting point for the application of methodologies of the Performing Arts, as games and body exercises, to be used in the chamber music classes at the university. With this, one plans to signal a different way for the popularization and survival of the Brazilian chamber music repertoire.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.